A 30ª Edição do Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SAV) foi aberta em 30 de agosto e segue até 4 de outubro de 2024, no Centro de Exposições e Galeria de Artes "Edilson Caldeira", na Rua Monteiro de Barros, 101, no centro de Vinhedo. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. Também há um tour online com fotografias em 360º, audiodescrição e Libras, disponível no link bit.ly/vinhedo_sav2024 e via QR code no local.
O evento recebeu 443 inscrições de 61 municípios e 12 estados, além do Distrito Federal. Das mais de mil obras inscritas, cerca de cem, produzidas por 63 artistas, estão expostas. Oito delas foram premiadas com o Prêmio Aquisitivo e sete com o Prêmio Honorífico.
Liliane de Oliveira Meira, que visitou a exposição com seu filho Lucas, de seis anos, disse: “Meu filho faz caratê aqui e desde que a mostra começou ele pede para vir. Hoje tivemos mais tempo e resolvi trazê-lo. Ele é muito curioso e gosta dessas coisas”.
O SAV 2024 comemora 30 anos de exposições de artes visuais em Vinhedo. As duas primeiras edições (1995 e 1996) foram realizadas sob o nome Salão Vinhedense de Artes Plásticas (SVAP), abrigando obras clássicas e contemporâneas. Em 1997, ocorreu a primeira edição do Salão Vinhedense de Arte Contemporânea (SVAC), que retornou em 1999 e 2001. O SVAP Acadêmico foi realizado pela primeira vez em 1998 e repetido nos dois anos seguintes. Em 1999, as exposições clássica e contemporânea foram realizadas juntas pela única vez, consolidando o formato misto que permanece até hoje. Em 2002, o evento foi renomeado para Salão de Artes Visuais (SAV).
Gabriel Camargo, mediador do SAV, destaca que o evento é um dos mais importantes da arte brasileira no interior, apresentando uma mistura de narrativas em técnicas variadas, como pintura, escultura, bordado e gravura.
Corpo de jurados
O júri da edição 2024 inclui Kelly Santos, mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF, Simone Dominici, especialista em Políticas Públicas e Justiça de Gênero pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, e Wayner Tristão, doutor em Artes Visuais pela UFRJ.
Gabriel Oliveira dos Santos, gerente de cultura da prefeitura Vinhedo, afirma que a expectativa é grande para a visitação, especialmente com o início das excursões escolares. “Logo na entrada os visitantes podem admirar obras de arte dos SUV´s anteriores”
Serviços:
Visitação: 30 de agosto a 04 de outubro de 2024
De segunda a sexta, das 9 às 18 horas
Sábados, das 10 às 14 horas
Local: Centro de Exposições e Galeria de Artes “Edilson Caldeira”
Rua Monteiro de Barros, 101 – Centro.
ENTRADA FRANCA