O Prefeito e o vice-prefeito de Itupeva, Marco Antônio Marchi (PSD) e Alexandre Ribeiro Mustafá (PSDB), eleitos em 2020, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (8). Por unanimidade, o Plenário reconheceu a inelegibilidade de Marco Antônio Marchi, em decorrência de condenação anterior, por uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2016.
No TSE, o caso começou a ser apreciado na sessão do Plenário Virtual realizada de 16 a 22 de junho de 2023. A relatora, ministra Cármen Lúcia, negou provimento ao recurso e determinou a imediata execução do acórdão do TRE-SP.
Marco Antônio Marchi teve a inelegibilidade declarada pela interferência nas publicações do jornal Gazeta de Itupeva, que teria sido utilizado de forma irregular para exaltar a candidatura dele e depreciar os concorrentes. Apesar de a sanção atingir somente o chefe do Executivo municipal, ao analisar o RCED (Recurso Contra Expedição de Diploma), a Corte Regional paulista decidiu cassar também o diploma do vice por força do princípio da indivisibilidade da chapa.
Em nota divulgada nas redes sociais, o prefeito e o vice-prefeito informaram que discordam da decisão e vão recorrer.