A ampliação das vagas nas escolas municipais de Vinhedo, pela Secretaria de Educação, resultou em menor tempo de espera para as crianças ingressarem na escola. No ultimo mês, apenas 28 delas aguardavam uma vaga, um número bem menor em comparação com anos anteriores. Em 2019, a lista era de 225 crianças e em 2020 e 2021 não houve contabilização de novas matrículas devido a pandemia.
“A redução do tempo de espera se deve a uma melhoria nos fluxos de encaminhamento realizados pela Secretaria de Educação. Atualmente, o chamamento para matrículas é realizado duas vezes por mês, a fim de permitir tempo suficiente para o registro de documentos, matrículas e adaptação dos alunos”, explica a secretária de Educação Rogéria Nicoletti.
As crianças e os bebês são encaminhados para unidades educacionais dentro da região indicada pelas famílias, sendo prioritariamente direcionados aos Centros de Educação Infantil da Prefeitura. Caso não haja vagas disponíveis, eles são encaminhados para escolas conveniadas.
Em julho de 2022, após um processo de seleção entre as unidades conveniadas, três instituições foram aprovadas, cada uma localizada em uma região da cidade.
Os profissionais dos Centros Educacionais Infantis (CEIs) trabalham diariamente para acolher as crianças e suas famílias, buscando promover o desenvolvimento integral dos alunos nas unidades escolares.