A exposição “O Samba Italiano de Adoniran Barbosa” reúne oito telas de grafiteiros da periferia de São Paulo e poderá ser vista a partir desta segunda-feira (12) no Memorial do Imigrante “Tuto Gasparini”, em Vinhedo. A mostra faz parte das comemorações dos 121 anos da Associação Italiana de Vinhedo em parceria com a Prefeitura e fica em cartaz até o dia 30 de junho.  

João Rubinato, mais conhecido como Adoniran Barbosa, morreu há 40 anos, no dia 23 de novembro de 1982. O compositor de ‘Saudosa Maloca’, ‘Trem das onze’, ‘Tiro ao Álvaro’, entre outros grandes sucessos, é considerado o pai do samba paulista e responsável por retratar o cotidiano das camadas mais pobres da população urbana brasileira. 

O tributo ao sambista (1910-1982), ícone paulistano, marca os quarenta anos da sua morte, completados em 2022. As obras já ficaram expostas no ano passado, como parte da programação das Fábricas de Cultura da Zona Leste da Capital Paulista, São Bernardo do Campo e Santos e durante o mês de fevereiro deste ano, foi reaberta a Exposição no Circolo Italiano di San Paolo, na Capital Paulista.

Vinhedo é a segunda cidade que recebe as obras através de uma parceira do COMITES SP – Comitê dos Italianos do Exterior de São Paulo, por meio  das Comissões Interior e Cultura e o Museu Catavento e suas Fábricas de Cultura. 

“Uma exposição com esta qualidade e podendo também homenagear este grande artista paulista reconhecido nacional e internacionalmente, que representa a italianidade com sua simplicidade e criatividade, é realmente uma atração imperdível”, destaca o Coordenador da Comissão Interior, Sebastião Zoli Júnior.

Cada tela é inspirada em uma canção de Adoniran, como ‘Despejo na Favela’, ‘Torresmo à Milanesa’ e o clássico ‘Trem das Onze’. Os grafiteiros que assinam as obras são Pandora, Ana Kia, Fixxa, Tia Bob, Bie, Robs, Genesis e Pow.

Serviço:
‘"O Samba Italiano de Adoniran Barbosa"
Visitação: 12 a 30 de junho, de segunda a sexta das 8h às17h e domingo, dia 25, das 09h às 12h.
Local: Memorial do Imigrante ‘Tuto Gasparini’ (Avenida dos Imigrantes, 605, Jardim Itália – Vinhedo)
Entrada Franca

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!