
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em parceria com o Sebrae realizará nos dias 30 de outubro e 6 de novembro, das 9h às 13h, a Oficina de Design Thinking. O evento acontecerá no Portal do Cristo, na Sala de Inovação do Sebrae, localizada na Rodovia Edenor João Tasca, s/n, Observatório, com inscrições gratuitas e vagas limitadas.
A oficina faz parte das etapas do primeiro edital de Compra Pública para Soluções Inovadoras (CPSI) de Vinhedo, previsto para lançamento em novembro.
O CPSI é um mecanismo que permite ao poder público contratar ou desenvolver soluções inovadoras, ainda não consolidadas no mercado, para resolver desafios concretos da administração municipal por meio da inovação tecnológica.
Etapas anteriores e desafios propostos
O processo iniciou em setembro, durante a Feira do Empreendedor, em São Paulo, quando a Prefeitura apresentou seus desafios em formato de pitch reverso, convidando startups, empresas e profissionais a apresentar propostas. Entre os desafios destacados estão:
- Solução para comunicação e acompanhamento de casos de violência doméstica e familiar, voltada ao aprimoramento do atendimento às vítimas e serviços especializados;
- Ferramentas de mapeamento de nascentes e gestão hídrica, para organizar e potencializar os recursos naturais do município.
Capacitação para inovação
A Oficina de Design Thinking atua como etapa estratégica do CPSI, oferecendo capacitação em pensamento criativo e resolução de problemas complexos.
A metodologia enfatiza empatia com o usuário, trabalho colaborativo e experimentação de ideias, promovendo a criação de soluções práticas, aplicáveis e alinhadas às necessidades da população e do mercado.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo link.
A iniciativa reforça a estratégia de Vinhedo de estimular práticas inovadoras colaborativas, conectando poder público, empresas e empreendedores para melhorar a qualidade dos serviços municipais e ampliar a eficiência na entrega de soluções à comunidade.