Condições adversas facilitam o ataque de doenças e pragas
Foto: Pedro H. Lopes
Condições adversas facilitam o ataque de doenças e pragas

A Prefeitura de Valinhos, em parceria com a Associação dos Orquidófilos de Valinhos (AOV), promove neste sábado (27), a partir das 15h, a 5ª edição do Encontro Aberto no Museu e Acervo Municipal “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto”, no Centro. O tema desta edição será “Orquídeas: nem tudo são flores”. A entrada é gratuita.

O curso será ministrado pelo especialista João Batista de Carvalho, que vai abordar a prevenção de doenças provocadas por fungos, bactérias e vírus no cultivo da planta.

Segundo ele, a incidência de pragas é mais frequente nas épocas quentes e chuvosas, quando as condições ambientais favorecem a proliferação de fungos e bactérias.

“Na natureza as orquídeas estão perfeitamente adaptadas ao ambiente. Já nos orquidários, apesar dos cuidados, as condições adversas facilitam o ataque de doenças e pragas desde a fase de plântula até a fase adulta”, afirma o especialista.

AOV traz especialista para detalhar prevenção

De acordo com a AOV, em encontros anteriores o tema sempre foi motivo de perguntas recorrentes, mas sem aprofundamento. “As dúvidas crescem na mesma medida em que aumenta o número de participantes. Por isso, resolvemos trazer um especialista para detalhar o assunto e oferecer mais conteúdo”, explica o vice-presidente da entidade, Valdecir Antônio de Moraes.

O evento também terá pausa para o café e sorteio de orquídeas. Para o presidente da associação, Rafael Floriano, os encontros mensais são uma oportunidade de troca de experiências.

“A cada edição, trazemos um tema diferente. Além de aprenderem a manter suas plantas saudáveis, os participantes convivem com outros apaixonados por orquídeas e compartilham vivências”, afirma.

Em 2025, a AOV comemora 19 anos de fundação, com 28 membros ativos e presença em eventos nacionais. “Queremos convidar a todos a participar deste encontro e também a se associarem, fortalecendo ainda mais a entidade”, completa Floriano.


Museu como espaço de convivência

O secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, destaca a importância do espaço que recebe a atividade. “É uma alegria ver o Museu Municipal sediando, pela quarta vez, o Encontro de Plantio e Cultivo de Orquídeas.

Além de preservar a memória da cidade, o espaço se consolida como ponto de convivência, aprendizado e valorização da cultura, do turismo e do meio ambiente em Valinhos”, afirma.

O evento integra o calendário cultural do município e reforça a tradição de Valinhos como cidade voltada ao cultivo e à valorização das orquídeas.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes