
Estudantes de cursos técnicos e de graduação das regiões de Campinas e Piracicaba podem se inscrever no Programa Supernova, parceria entre Sebrae e Ministério da Educação (MEC). A iniciativa, que pretende formar mil equipes e alcançar até 5 mil alunos na primeira fase, tem como objetivo sensibilizar e capacitar jovens para a criação de negócios inovadores.
O Supernova é alinhado ao Programa Nacional Educação que Transforma e ao Programa Nacional Impulso Tecnológico, ambos do Sebrae. A proposta é incentivar a ideação de soluções voltadas às demandas sociais, tecnológicas e de mercado, promovendo a cultura empreendedora entre jovens e adultos em formação.
Segundo Vitor Santos, consultor de negócios do Sebrae-SP, o programa encontra terreno fértil na região. “Nós temos aqui a combinação de ecossistemas já consolidados de startups com a forte presença de centros de pesquisa e universidades de ponta, como a Unicamp e a Esalq.
Isso faz com que as regiões sejam celeiros de inovação, polos ideais para a formação e crescimento de negócios de ponta”, destacou.
Trilha online e premiação nacional
Nos próximos três anos, o Programa Supernova prevê alcançar 1 milhão de estudantes em todo o país, com a ideação de 100 mil negócios que deverão seguir sendo apoiados pelo Sebrae em programas de aceleração.
Na edição de 2025, os participantes terão acesso a uma trilha online com conteúdos sobre competências empreendedoras, validação de negócios, marketing, vendas, construção de MVP, elaboração e apresentação de pitchs, além de mentorias. Cada equipe deverá entregar um modelo de negócios e um vídeo pitch.
Os melhores projetos regionais serão premiados com uma missão técnica nacional de até cinco dias em um hub de inovação e tecnologia, prevista para o primeiro semestre de 2026, com todas as despesas custeadas pelo Sebrae Nacional.
Como participar
As inscrições estão abertas até 28 de setembro, pelo site oficial do programa, onde também estão disponíveis regulamento e orientações.
Cada equipe deve ter de duas a cinco pessoas, preferencialmente acompanhadas por um professor orientador.
Com foco em protagonismo estudantil, a metodologia do Supernova integra a formação acadêmica à prática empreendedora, reforçando o papel das universidades e institutos técnicos como ambientes de inovação e desenvolvimento de talentos.