
Sexta-feira (5) será o último dia de circulação do micro-ônibus elétrico em Valinhos. O veículo iniciou os testes em 24 de julho para avaliar a viabilidade de uso no transporte público municipal. Durante 45 dias, percorreu 6.334 quilômetros em dois itinerários saindo do Terminal Rodoviário em direção ao Shopping Valinhos e à CLT. A tecnologia de eletromobilidade permitiu economia de 1.260 litros de diesel e zero emissão de gás carbônico, óxidos de nitrogênio e material particulado.
Mais de 1.700 passageiros utilizaram o micro-ônibus ao longo do período de testes. Pesquisa da Secretaria de Mobilidade Urbana indicou aprovação dos usuários, que destacaram trajetos mais suaves, menor ruído e menos vibração em comparação aos veículos a combustão.
Viabilidade técnica e desafios para implantação
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, João Gaido, a experiência foi positiva, mas a adoção definitiva ainda enfrenta desafios: alto custo de aquisição, necessidade de infraestrutura para recarga, capacitação de equipe de manutenção e planejamento logístico.
“Temos que realizar novos testes em outras linhas, com veículos maiores, avaliar modelos de financiamento, mas sem dúvida foi um marco para a mobilidade de Valinhos. É uma decisão que envolve planejamento complexo e deve ser estudada com rigor”, explica Gaido.
O teste do micro-ônibus, fabricado pela chinesa Ankai, foi realizado em parceria com a concessionária SOU Valinhos.
A Prefeitura também experimenta outros veículos elétricos: uma picape na Secretaria de Mobilidade, um SUV na Guarda Municipal e um veículo leve para serviços administrativos, todos da JAC Motors.
Linhas especiais até sexta-feira
Quem ainda deseja experimentar o micro-ônibus elétrico pode utilizar as linhas especiais até sexta-feira (5).
Linha 500 – Shopping Valinhos: 7h30, 9h10, 10h50, 13h50, 15h45, 17h45 e 19h30.
Linha 500 – CLT: 8h20, 10h, 12h55, 14h50, 16h45, 18h30 e 20h20.