Valinhos encerra "Agosto Lilás" com mutirão de serviços gratuitos

Evento no Centro de Convivência do Idoso reuniu atividades de apoio, saúde e orientação jurídica para combater a violência contra a mulher

Ação teve como objetivo conscientizar e combater a violência contra a mulher
Foto: Foto: Prefeitura de Valinhos/ Divulgação
Ação teve como objetivo conscientizar e combater a violência contra a mulher

A cidade de Valinhos concluiu nesta sexta-feira (29) a Campanha Nacional "Agosto Lilás - Juntos por Elas" , com a promoção de um mutirão de serviços voltados à população no Centro de Convivência do Idoso (CCI). A ação, que se estendeu por todo o mês de agosto , teve como objetivo conscientizar e combater a violência contra a mulher , oferecendo uma série de atividades, como caminhada, palestras, eventos culturais e atendimentos especializados.

O mutirão contou com a parceria das secretarias municipais da Família e da Mulher, Desenvolvimento Social e Habitação, Segurança Pública e Cidadania, Saúde, Cultura e Turismo, e levou diversos serviços gratuitos aos presentes.

Entre as ações, foram oferecidos atendimentos de assistência social (CREAS, CRAS, SEAS), saúde mental, orientação nutricional, orientação jurídica, serviços de medição de pressão arterial e teste de glicemia, além do atendimento psicológico e da atuação da Sala Lilás.

O Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal também participou do evento, promovendo uma demonstração com cães utilizados em ocorrências policiais.

Para reforçar a mensagem de conscientização, o público assistiu a uma peça de teatro do Centro Cultural Vicente Musselli, que abordou o tema da repressão à violência contra a mulher.

O Fundo Social também esteve presente, destacando os serviços oferecidos à população.

Reflexão e apoio às vítimas

A ação contou com a participação de moradores locais, como Margarete de Almeida Camargo, de 69 anos, que destacou a importância do mutirão.

“Participar das atividades do CCI faz toda a diferença na vida da gente. Hoje, especialmente, quis vir para conhecer os serviços disponíveis para nós, cidadãos, que temos direitos. Acho a campanha muito importante para acabar com a violência contra a mulher", comentou.

Outro participante, Expedito Amaral Costa, de 70 anos, expressou seu apoio à causa. “Sou contra a violência contra a mulher e acredito que as autoridades devem tomar mais providências. Esta campanha é muito boa para orientar mulheres e homens”, afirmou.

Compromisso contínuo com a igualdade de direitos

A campanha também contou com a presença das autoridades municipais, incluindo as secretárias Dalva Berto (Família e Mulher) e Luciana Pignatta (Saúde), além de representantes de diversas áreas da administração pública.


Dalva Berto destacou a importância do mês de agosto como um momento de reflexão e ação. "Queremos mostrar às mulheres que não estão sozinhas. Existem profissionais e serviços prontos para apoiar quem enfrenta situações de violência ou vulnerabilidade", afirmou.

Ela também ressaltou que o número de denúncias de violência contra a mulher tem aumentado, pois as vítimas estão mais encorajadas a procurar ajuda.

“Os homens também estão mais atentos e querem falar sobre o tema. Por isso, adotamos como slogan em 2025: ‘violência contra a mulher não tem desculpa. Tem denúncia!’”, concluiu Dalva.

A secretária adjunta Dulce Maria de Paula Souza, que representou a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Célia Leão, também parabenizou todos os envolvidos na campanha.

“Agradecemos a todos pelas ações realizadas e acreditamos que colheremos bons frutos com o sucesso do ‘Agosto Lilás’”, completou.