Alesp reconhece Vinhedo como Município de Interesse Turístico

Aprovação garante acesso a recursos e fortalece o setor turístico local com roteiros temáticos e investimentos

Reconhecimento histórico fortalece turismo paulista
Foto: Foto: Pedro H. A. Lopes
Reconhecimento histórico fortalece turismo paulista

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, na quarta-feira (27), o Projeto de Lei que concede a Vinhedo o título de Município de Interesse Turístico (MIT) . A cidade integra agora a lista oficial de 214 MITs do Estado, ao lado de outras 69 localidades contempladas nesta etapa.

A medida era aguardada desde 2021 pela administração municipal, que vinha realizando esforços junto às autoridades estaduais para obter a nomeação.

O reconhecimento de Vinhedo reforça a importância estratégica do turismo como vetor de desenvolvimento regional e evidencia o potencial da cidade em atrair visitantes, promover eventos e consolidar sua infraestrutura turística.

A iniciativa, assinada coletivamente por 92 dos 94 parlamentares da Casa, busca robustecer o turismo regional como vetor de crescimento econômico e valorização das potencialidades locais. C

om a medida, cada município recebe, em média, R$ 800 mil por ano para investimentos no setor, fomentando emprego, renda, comércio e consolidando a infraestrutura turística.

Ações da Prefeitura em Vinhedo

Em resposta à nova classificação, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou reuniões de trabalho com empreendimentos turísticos para criar materiais de divulgação e fortalecer o comércio local.

Serão lançados cinco roteiros temáticos: Rota da Cultura Italiana, Rota da Cultura Rural, Rota do Café, Rota do Sorvete e Rota Cultural de Vinhedo, além de um Guia de Hospedagem.

Cada roteiro reunirá informações detalhadas sobre atrativos, estabelecimentos e serviços, oferecendo experiências completas e diversificadas para moradores e visitantes.

Os roteiros e o Guia de Hospedagem devem ser lançados ainda no segundo semestre, consolidando uma nova etapa de fortalecimento do setor.


Turismo como motor de desenvolvimento

O presidente da Alesp, deputado André do Prado, classificou a aprovação como histórica, destacando que o turismo representa cerca de 10% do PIB estadual.

O secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, reforçou que o setor é fundamental para gerar empregos e renda, além de promover cultura, gastronomia e experiências únicas.

O prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, destacou a relevância da conquista para a cidade:

"Nosso muito obrigado a todos os deputados que votaram a favor, em especial o Dirceu Dalben que tanto nos apoiou e ao secretário de Turismo Roberto de Lucena que tem olhado para a nossa cidade. Ser um MIT traz muitos benefícios para nossa cidade, impulsiona o desenvolvimento regional e garante acesso a recursos do Estado. Vamos em frente trabalhando pelo desenvolvimento de Vinhedo!"