
Combater as complicações da hipertensão e do diabetes exige mais do que medicação. No bairro Três Irmãos, em Vinhedo, uma ação simples tem feito a diferença: encontros mensais que combinam informação, monitoramento e acolhimento . Na última segunda-feira, 4, pacientes atendidos pela UBS participaram de mais uma edição do grupo de hipertensos e diabéticos, com palestra do médico Dr. Renato Kalil e participação da enfermeira Karla Andrade e da técnica de enfermagem Mariele Lourençatto.
Além da conversa educativa, a ação contou com aferição de pressão arterial, medição de glicemia, peso e altura, e atualização de dados clínicos dos pacientes — fundamentais para acompanhar a evolução da saúde de cada um.
Ações mensais ajudam na adesão ao tratamento e prevenção
O grupo se reúne toda primeira segunda-feira de cada mês e tem como foco promover a educação em saúde com estratégias que incentivem a adesão ao tratamento terapêutico e medicamentoso.
Também busca prevenir complicações relacionadas às doenças crônicas e realizar o monitoramento contínuo dos usuários.
A enfermeira Karla Andrade destacou a importância do trabalho coletivo na atenção básica. “Um dos maiores desafios da saúde hoje é melhorar a qualidade da atenção básica, trabalhando com maior integração entre os serviços e construindo linhas de cuidado. Para isso, é essencial o trabalho interdisciplinar, que melhora o cuidado oferecido, reduz os níveis de pressão arterial e otimiza o tratamento dos usuários”, explicou.
A proposta da UBS é manter os encontros regulares como ferramenta de apoio ao controle das doenças crônicas e à promoção da saúde.