
Cinco secretarias da Prefeitura de Valinhos começaram, nesta segunda-feira (4), a transferência para o novo Complexo Administrativo, instalado no cruzamento das avenidas Onze de Agosto e Francisco Glicério, no bairro Jardim Ribeiro — antigo prédio do COC. A mudança representa um passo importante para melhorar as condições de trabalho dos servidores e centralizar serviços essenciais em um único local.
Serão instaladas no novo espaço as secretarias de Educação, Administração, Família e Mulher, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social e Habitação.
A estrutura foi escolhida por reunir maior acessibilidade, espaço e infraestrutura adequada ao funcionamento dos setores públicos que, por anos, enfrentaram precariedade nos antigos prédios.
Fim das infiltrações e espaços improvisados
A Secretaria de Educação, por exemplo, operava em um prédio com infiltrações, mofo e goteiras. Situação semelhante era vivida pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em um imóvel sem climatização e exposto a riscos de alagamento, dificultando o trabalho interno e o atendimento à população.
Com a mudança, o prédio da atual Secretaria de Educação será reformado para abrigar as equipes operacionais das secretarias de Obras e Serviços Públicos.
Os trabalhadores, que hoje atuam em estruturas improvisadas no Almoxarifado, passarão a contar com um espaço adequado e digno para suas atividades — atendendo, inclusive, a uma demanda judicial antiga.
Mudanças acontecem por etapas
O processo de transferência está sendo realizado por etapas, conforme cronograma definido pela Prefeitura. A Secretaria de Administração foi a primeira a ser transferida entre os dias 4 e 5 de agosto.
Entre os dias 6 e 8, será a vez das secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação, Família e Mulher e Desenvolvimento Econômico. Por fim, a Secretaria de Educação fará sua mudança entre os dias 11 e 15 de agosto.
Durante o período, a Prefeitura orienta os moradores a acompanharem os canais oficiais para eventuais mudanças nos atendimentos e serviços.
“O objetivo é garantir condições de trabalho seguras, salubres e humanas para quem serve à cidade todos os dias. Essa é uma mudança estrutural que também reflete nosso respeito com o funcionalismo público e nosso compromisso com a população”, afirmou a administração em nota.