Conferência reuniu gestores, trabalhadores da saúde e usuários
Foto: Prefeitura de Valinhos/ Divulgação
Conferência reuniu gestores, trabalhadores da saúde e usuários

A 12ª Conferência Municipal de Saúde de Valinhos foi realizada na última sexta-feira (1), nas dependências da Faculdade Anhanguera. O evento teve como objetivo fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e traçar metas para os próximos quatro anos . Estiveram presentes representantes da gestão pública, trabalhadores do setor e usuários do sistema para debater diretrizes que serão incorporadas ao Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 .

A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura de Valinhos, conforme prevê a Lei Federal 8.142/90, que garante a participação social na formulação das políticas públicas de saúde. Os participantes se dividiram em três grupos temáticos: saúde em geral, saúde mental, e gestão do trabalho e educação em saúde.

Diálogo como ferramenta de construção

Durante a abertura, a secretária de Saúde, Luciana Pignatta, destacou a importância do planejamento colaborativo. “Planejar a saúde é extremamente importante e a participação de todos é fundamental para construir um atendimento mais justo. Nosso propósito é entregar para a população uma saúde de excelência”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Cunha, reforçou o caráter democrático da conferência. “É um momento em que as pessoas têm voz ativa para discutir e melhorar a saúde, fortalecendo o SUS, com diálogo, respeito e compromisso”, ressaltou.

Câmara reforça apoio e escuta ativa

O presidente da Câmara Municipal, vereador Israel Scupenaro, afirmou que, diante dos desafios enfrentados na área da saúde, é fundamental ouvir a população e acolher suas propostas.

“Esses encontros aproximam os cidadãos das decisões que afetam diretamente seu bem-estar”, declarou.

Também presente, o vereador Vagner Alves, presidente da Comissão de Higiene e Saúde da Câmara, pontuou que a saúde é um dos temas mais sensíveis à população.


“A conferência é um espaço de democracia e de debate, e certamente vai contribuir com propostas importantes para o município”, afirmou.

Participação ampla

Além dos delegados eleitos para representar os diferentes segmentos da sociedade, a conferência contou com a presença dos vereadores Alexandre Japa, Jairo Passos, Marcelo Yoshida e Rodrigo Fagnani Popó, além do secretário de Administração, André Melchert, e da secretária-adjunta de Saúde, Dra. Eni Pinho.

Ao fim dos debates, foram consolidadas propostas que integrarão o documento oficial da conferência. As sugestões devem ser incorporadas ao planejamento estratégico da saúde municipal, com impacto direto no orçamento e nas ações a serem executadas entre 2026 e 2029.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes