Reativação da rede garante o dobro da capacidade de fornecimento para a região
Foto: Prefeitura de Louveira/ Divulgação
Reativação da rede garante o dobro da capacidade de fornecimento para a região

A Prefeitura de Louveira, por meio da SAE (Secretaria de Água e Esgoto), concluiu neste mês de julho uma importante obra de reparo na segunda adutora de abastecimento de água do bairro Santo Antônio, desativada há dois anos. A reativação da rede garante o dobro da capacidade de fornecimento para a região e reforça a segurança hídrica para milhares de moradores.

A estrutura foi construída durante as obras de duplicação da rodovia Romildo Prado, como forma de ampliar o sistema de distribuição de água no município.

O trajeto da adutora parte da ETA (Estação de Tratamento de Água) e segue até o reservatório de 4 milhões de litros que abastece o bairro Santo Antônio, atravessando obstáculos como o Rio Capivari e a linha férrea, por meio do método MND (Método Não Destrutivo) – tecnologia que permite a passagem de tubulações sem necessidade de rompimento completo do pavimento.

Reparo reforça abastecimento e evita risco de desabastecimento

O sistema contava com duas adutoras principais. No entanto, após um vazamento, uma delas foi desativada, deixando o bairro com abastecimento reduzido e sujeito a riscos em períodos de maior consumo ou manutenção na rede ativa.


Segundo a SAE, a estrutura foi projetada para operar dentro de uma tubulação de maior diâmetro, o que facilita intervenções. No entanto, a ausência de manutenção preventiva comprometeu o funcionamento.

Com o reparo atual, a segunda adutora volta a operar integralmente, retomando sua função de reforçar a distribuição de água com segurança e estabilidade.

A ação integra o conjunto de obras de recuperação da infraestrutura de Louveira, promovidas pela atual gestão municipal, com foco em modernização dos serviços públicos e melhoria da qualidade de vida da população.

Além da retomada do abastecimento pleno no bairro Santo Antônio, a obra fortalece o sistema como um todo, reduzindo a vulnerabilidade diante de falhas técnicas ou crises hídricas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!