Jornada do Patrimônio transforma a Subestação de Louveira em palco de experiências culturais e históricas
Imagem: Reprodução/ Divulgação
Jornada do Patrimônio transforma a Subestação de Louveira em palco de experiências culturais e históricas

A Subestação Ferroviária de Louveira será um dos pontos altos da 6ª Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo, que acontece neste sábado, 2 de agosto, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O evento integra uma mobilização estadual que reúne 40 cidades paulistas em torno da valorização do patrimônio histórico, com foco na importância da malha ferroviária para o desenvolvimento urbano e cultural.

Com extensa programação gratuita e para todas as idades, Louveira contará com visita guiada com encenação teatral, feira gastronômica e cultural, oficinas de pintura, cinema, exposição de fotos antigas, maquete do complexo ferroviário e até uma estação fotográfica “instagramável” para quem quiser entrar no clima de outra época.

A proposta é resgatar memórias, criar conexões afetivas e promover a educação patrimonial de forma lúdica e acessível.

Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, a Jornada é realizada em parceria com o Condephaat e tem gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Além de Louveira, participam cidades como Campinas, Jundiaí, Santos, Limeira, Araraquara e Valinhos.

Tradição, memória e vivência nos trilhos

Um dos destaques da programação local será a visita guiada com encenação histórica, onde alunos encarnam personagens do passado e conduzem o público por uma narrativa viva sobre a importância da ferrovia na formação de Louveira. A saída será às 10h, a bordo do tradicional trenzinho da estação.

Durante todo o dia, a Feira do Trem ocupará a Subestação com food trucks, artesanato local e apresentações musicais — incluindo moda de viola e seresta.

O Cantinho da Criança, com a “Estação do Desenho”, oferece um espaço acolhedor para os pequenos pintarem imagens de trens e deixarem suas criações expostas.

Para os nostálgicos, o Painel Túnel do Tempo e a Exposição de Maquete do Complexo Ferroviário promovem o resgate de memórias visuais, com direito a perguntas interativas e contextualização histórica feita por monitores.


Outro espaço de destaque será a Estação Fotográfica “Retrato da Época”, com ambientação temática, adereços e a hashtag oficial #JornadaDoPatrimônioLouveira, convidando o público a compartilhar a experiência nas redes sociais.

Já no Cinema da Subestação, será exibido um documentário exclusivo sobre a história ferroviária local. E, ao longo do dia, a leitura dramatizada “Contos do Trem”, feita por acadêmicos da ALLA (Academia Louveirense de Letras e Artes), leva à cena histórias e crônicas inspiradas na temática ferroviária.

Ao unir patrimônio, memória, arte e diversão, a Jornada do Patrimônio transforma a Subestação de Louveira em palco de experiências culturais e históricas. Uma viagem no tempo que valoriza o passado para inspirar o futuro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!