
Vinhedo oficializou, na última terça-feira (22), sua adesão ao Pacto das Cidades Antirracistas , iniciativa do Ministério Público de São Paulo que reúne municípios em torno de políticas públicas para o enfrentamento do racismo estrutural . A cerimônia de assinatura foi realizada em Campinas e também contou com a participação de representantes de Cosmópolis, além de entidades estaduais ligadas à promoção da equidade racial.
O prefeito Dr. Dario Pacheco assinou a Carta do Pacto, ao lado de representantes da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), reafirmando o compromisso de Vinhedo com a construção de uma cidade mais justa e inclusiva.
A iniciativa conta com o apoio do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN) e articulação da Rede de Enfrentamento ao Racismo.
Município deve criar conselho, fundo e plano municipal
Com a adesão, Vinhedo se compromete a implementar ações estruturantes em áreas como saúde, educação, cultura, empregabilidade, direitos humanos e segurança pública. Entre as medidas previstas estão:
- Criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial;
- Instituição do Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial;
- Implantação da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR);
- Elaboração do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (PlaMPIR);
A- desão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).
Segundo a SASC, a adesão marca o início de um plano de ação articulado e de longo prazo, com foco na valorização da diversidade, reparação de desigualdades históricas e garantia de direitos para a população negra e demais grupos étnico-raciais.
Essa mobilização regional, liderada por Vinhedo, Campinas e Cosmópolis, reforça a urgência de transformar o pacto em ações efetivas nos territórios e ampliar o diálogo com as comunidades.
O objetivo é fortalecer uma cultura de equidade e combate ao racismo em todas as esferas da gestão pública.