
Parte da pista da Avenida Invernada, em Valinhos(SP), precisou ser interditada na tarde desta segunda-feira (21) depois que um caminhão, que transportava uma retroescavadeira, colidiu com a parte inferior do Viaduto Fausto Ferreira dos Santos Filho. O impacto causou uma rachadura no concreto da estrutura, localizada sobre a avenida.
O veículo, licenciado pela empresa Vrental, de Indaiatuba, ficou preso sob o viaduto. A alça de acesso para a Avenida Dom Nery também foi bloqueada para evitar novos incidentes até a liberação da pista.
Caminhão foi liberado horas depois
Segundo informações da Prefeitura, o caminhão conseguiu ser retirado por volta das 20h, utilizando a faixa da esquerda, onde há maior altura livre. Equipes espalharam serragem na via por conta do óleo hidráulico vazado pela retroescavadeira.
Por volta de 20h40 a via foi totalmente ilberada após o término do trabalho de limpeza.
Técnicos da Secretaria de Obras estiveram no local e constataram que o dano à estrutura foi superficial, sem risco imediato para o tráfego na parte superior do viaduto.
O fluxo de veículos no sentido bairro-centro segue com sinalização e monitoramento.
Motorista será multado por infração grave, segundo o CBT
O condutor relatou que pretendia sair da cidade e não teria visto a sinalização de limite de altura da passagem. O viaduto permite, no máximo, a circulação de veículos com até 4,6 metros de altura.
Conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), transitar com veículo que cause dano à via é infração grave. O motorista será multado em R$ 195,23, com inclusão de cinco pontos na carteira de habilitação.
A Prefeitura reforçou que a sinalização do local será revista e que as condições do viaduto continuarão sendo monitoradas nos próximos dias.