
Representantes de Vinhedo estiveram no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta segunda-feira (20), para oficializar a adesão do município ao programa estadual “SuperAção SP”. A iniciativa é coordenada pelo Fundo Social de São Paulo, com apoio do Governo do Estado, e tem como foco superar a pobreza por meio da inclusão produtiva, proteção social e geração de oportunidades.
O programa é estruturado em três pilares — “Desenvolver”, “Proteger” e “Incluir” — e inclui o projeto “Caminho da Capacitação”, que levará carretas-escola a diversos municípios para ofertar gratuitamente mais de 65 cursos profissionalizantes. As formações abrangem áreas como gastronomia, moda, beleza, tecnologia e manutenção industrial.
Cursos itinerantes e foco em públicos vulneráveis
A proposta prioriza mulheres chefes de família, pessoas desempregadas e beneficiários de programas sociais, promovendo qualificação e autonomia. Ao todo, cerca de 30 carretas-escola vão percorrer o Estado com os cursos.
Vinhedo foi representada no evento pela vice-prefeita, secretária de Assistência Social e presidente do Fundo Social do município, Cristina Mazon.
“Estamos sempre em busca de ações que ampliem as oportunidades para nossa população, oferecendo qualificação, autonomia e dignidade”, afirmou.
Durante o lançamento, a presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, destacou a importância do envolvimento das lideranças locais. Segundo ela, o sucesso do programa depende da articulação entre municípios e Estado.
A adesão de Vinhedo ao “SuperAção SP” deve reforçar as políticas públicas locais voltadas à assistência social e geração de renda, integrando a população em situação de vulnerabilidade a novas possibilidades de desenvolvimento profissional.