
Em celebração à 23ª edição da Semana Nacional dos Museus, Valinhos preparou uma programação cultural gratuita neste domingo (18), das 9h às 13h, no Museu Municipal “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto”, no Centro. Além de integrar o calendário nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a ação faz parte das comemorações pelos 129 anos da cidade, celebrados em 28 de maio.
A abertura contará com palestra do professor Adauto Damasio, autor do artigo “Valinhos: memória e poder”, publicado na revista Resgate, do Centro de Memória da Unicamp. O educador irá abordar marcos históricos e memórias que moldaram a identidade do município.
Desenho ao vivo e música encerram programação
Logo após a palestra, o público poderá participar de uma atividade prática com o grupo Urban Sketchers (USK) Campinas, movimento global de desenhistas que incentiva o hábito de retratar o mundo ao vivo, no local e com os próprios olhos. Os participantes serão convidados a desenhar os patrimônios arquitetônicos da antiga estação ferroviária — prédio onde hoje funciona o museu.
“Não é preciso ser desenhista para participar. É só trazer seu material favorito e se juntar ao grupo. Estão todos convidados também para conhecer o rico acervo do nosso Museu”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, que celebrou o retorno da cidade à programação nacional após anos de ausência.
O encerramento do evento será marcado por uma apresentação musical do artista David Augusto, prevista para as 13h.
Sobre o Museu Municipal
Inaugurado em outubro de 1996, o Museu Municipal de Valinhos homenageia o fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto, responsável por registrar cenas históricas da cidade. O espaço está instalado no prédio da antiga Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, tombado pelo Condephaat.
O acervo reúne peças doadas por famílias da cidade e conta com três salas temáticas: Sala Haroldo Pazinatto, com 22 peças e 14 quadros; Sala Histórias de Valinhos, com 26 peças e 11 quadros; e Sala Morar em Valinhos, com 46 peças e 7 quadros. A curadoria é feita em parceria com a Associação de Preservação Histórica de Valinhos.
Programação completa – Domingo, 18 de maio
9h00 – Mesa de abertura
9h30 às 10h20 – Palestra: “Memória e História de Valinhos”, com professor Adauto Damasio
10h30 às 12h30 – Atividade: “Desenhando o Museu Municipal”, com USK Campinas
13h00 – Apresentação musical com David Augusto