Louveira realiza conferência sobre direitos da população idosa

Evento discutirá políticas públicas e escolherá delegados para etapa estadual

Encontro é um espaço democrático de escuta e formulação de diretrizes para garantir envelhecimento com dignidade
Foto: Imagem: Reprodução/ Divulgação
Encontro é um espaço democrático de escuta e formulação de diretrizes para garantir envelhecimento com dignidade

A cidade de Louveira promove, no próximo dia 16 de maio, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa , reunindo representantes da sociedade civil , do poder público e especialistas para debater avanços e desafios no cuidado e na garantia de direitos da população idosa. O evento acontece das 8h às 14h no Espaço de Eventos da Secretaria de Cultura, na Estrada Miguel Bossi, 130 – Parque dos Estados.

Organizada pela Secretaria de Assistência Social, a conferência é uma etapa obrigatória prevista em legislações como a Constituição Federal, o Estatuto da Pessoa Idosa e a Política Nacional do Idoso.

Os debates também vão preparar a cidade para as etapas estadual e nacional, com a eleição dos delegados que representarão Louveira.

Violência, cuidado e participação estão entre os eixos do encontro

A conferência abordará cinco eixos temáticos: o financiamento das políticas públicas; o fortalecimento das ações voltadas à saúde e cuidado integral; o enfrentamento à violência, abandono e negligência; a valorização do protagonismo da pessoa idosa; e o papel dos conselhos municipais de direitos.


Além de discutir políticas públicas, o encontro é um espaço democrático de escuta e formulação de diretrizes para garantir envelhecimento com dignidade, participação e segurança.

“As conferências são momentos essenciais para fortalecer a cidadania e ampliar a escuta ativa das demandas dos idosos em Louveira”, destacam os organizadores.

Importante alerta sobre violência

A violência contra a pessoa idosa pode assumir diversas formas — física, psicológica, sexual, patrimonial, negligência ou abandono — e, muitas vezes, ocorre dentro da própria casa. Ao suspeitar de maus-tratos, é possível denunciar anonimamente pelo Disque 100, canal gratuito e sigiloso que funciona 24 horas.