Clube da Rigesa se torna espaço público oficial em Valinhos

Sem custos para o município, área histórica será reaberta com foco em esporte e lazer para a população

Espaço  foi referência em lazer e convívio social
Foto: Foto: Prefeitura de Valinhos/ Divulgação
Espaço foi referência em lazer e convívio social

A Prefeitura de Valinhos garantiu uma importante conquista com a oficialização da permuta do imóvel do antigo clube da ADC Rigesa , um dos locais mais simbólicos da cidade. A medida foi sancionada nesta quarta-feira (7) pelo prefeito Franklin Duarte de Lima, um dia após aprovação na Câmara Municipal, e não gerará custos aos cofres públicos.

“Resgatamos um patrimônio que faz parte da história de Valinhos e que agora será devolvido à população. A Rigesa agora é nossa. É da população”, comemorou o prefeito. O espaço, que por décadas foi referência em lazer e convívio social, passa a integrar oficialmente o patrimônio público municipal.

Clube será reaberto com atividades esportivas e serviços públicos

Com infraestrutura que inclui campo de futebol, quadras, piscinas e áreas de convivência, o antigo clube será revitalizado para receber atividades como escolinhas esportivas, torneios e ações comunitárias.

Parte da estrutura da Secretaria de Esportes e Lazer também será instalada no local, ampliando o acesso da população aos serviços oferecidos pelo município.

A permuta foi feita com oito áreas institucionais que estavam sem uso, localizadas em bairros como Santo Antônio e Vale das Uvas. Avaliadas em R$ 37,4 milhões, essas áreas foram trocadas pelo imóvel da antiga Rigesa, estimado em R$ 38,2 milhões.


A diferença foi renunciada pela empresa PRI Empreendimentos Imobiliários em favor da Prefeitura, conforme informou o secretário de Desenvolvimento Urbano, André Barduchi: “Transformamos áreas ociosas em um espaço de alto valor histórico e social, promovendo economia e qualidade de vida”.

Campo do Inamps continuará sob uso da Prefeitura

Embora incluído na permuta, o campo do Inamps permanecerá sob responsabilidade do município por meio de comodato firmado com a PRI. O espaço seguirá sendo utilizado para atividades esportivas da cidade.

Com a sanção da lei, a Secretaria de Assuntos Jurídicos dará andamento aos trâmites formais da transferência. A reabertura oficial do espaço está prevista ainda para este mês de maio, com melhorias como manutenção das estruturas, pintura, limpeza e pequenos reparos.