
O grupo ítalo-brasileiro La Bella Tarantella, de Vinhedo, celebra uma década de atuação cultural com a apresentação do pocket show “Celebrare”, neste domingo (4), às 15h, durante a Festa do Milho, no Parque Municipal Jayme Ferragut. Fundado em 2015 por Silvia Prado, o grupo nasceu a partir das oficinas culturais do Centro Cultural de Vinhedo e tem como missão preservar e compartilhar as raízes italianas da cidade.
Ao longo desses 10 anos, La Bella Tarantella tornou-se referência na difusão da cultura popular italiana por meio da dança. “São 10 anos mantendo as raízes e tradições da nossa cidade, contando as histórias daqueles que aqui um dia habitaram. Conhecer é celebrar nossas raízes para perdurar nos corações da nova geração”, afirma Silvia Prado.
De oficina cultural à associação italiana
Inicialmente formado por alunos das oficinas públicas, o grupo se consolidou com participações frequentes na Festa da Uva de Vinhedo. Em 2018, Silvia Prado, inspirada pelos saberes herdados do pai, Manoel Prado, intensificou os estudos em danças tradicionais italianas e ampliou o grupo com novos integrantes. A entrada desses artistas enriqueceu o repertório e fortaleceu o projeto artístico.
Em 2021, o La Bella Tarantella passou a integrar oficialmente a Associação Italiana Vinhedense, presidida por Julliano Gasparini. Para Silvia, essa nova etapa “fortalece os laços da tradição italiana na cidade”, reafirmando o papel do grupo como guardião da memória cultural de Vinhedo.