Troca de experiências fortalece o raciocínio clínico dos estudantes e enriquece o ambiente hospitalar
Foto: Santa Casa de Vinhedo/ Divulgação
Troca de experiências fortalece o raciocínio clínico dos estudantes e enriquece o ambiente hospitalar

Vinte e oito estudantes do 4º ano do curso de Medicina da Universidade Paulista (UNIP) de Campinas começaram nesta semana as atividades práticas na Santa Casa de Vinhedo. A atuação ocorre sob supervisão dos preceptores do hospital e dos professores da faculdade, como parte de um acordo firmado em fevereiro — o primeiro do tipo na história da instituição, que neste ano completa 62 anos.

Alunos são recebidos por equipe médica e iniciam contato com pacientes

Os alunos chegam à unidade duas vezes por semana e foram recepcionados pelo provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini, e pelos médicos Dr. Roberto Abib Jr., diretor técnico e coordenador de Ortopedia, e Dr. João Marcos Gomes, cardiologista e diretor clínico.

Após breve treinamento para uso do sistema interno do hospital, os alunos também tiveram contato com membros da equipe de enfermagem, como Rosiane Ampudia, gerente do setor, e Alcione Maria Soares dos Passos, coordenadora das clínicas Médica e Cirúrgica.

Divididos em grupos, os estudantes foram direcionados para áreas como Ortopedia, Clínica Cirúrgica e Ambulatório. “Quero iniciar logo o contato com os pacientes, o que agregará muito em minha formação”, contou Fábio Diniz Salomão, de 20 anos, aluno da UNIP.


Segundo o Dr. João Marcos, todos se beneficiam da parceria: “Essa troca de experiências fortalece o raciocínio clínico dos estudantes e enriquece o ambiente hospitalar”.

Para o provedor Julliano Gasparini, o vínculo com a universidade representa mais do que uma ação educacional. “Estamos ajudando a formar futuros médicos que, um dia, poderão salvar vidas aqui na Santa Casa”, afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!