
A tradicional encenação da Paixão de Cristo em Valinhos completa 50 anos em 2025 e, para marcar esse Jubileu de Ouro, o espetáculo será apresentado em dois dias: quinta e sexta-feira Santa, 17 e 18 de abril, no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”. A organização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Valinhos, que assumiu oficialmente a produção do evento em 1975, ainda que, antes disso, a comunidade católica da cidade já promovesse versões menores da peça.
Neste ano especial, a montagem ganhou novo fôlego sob a direção de Tite Stopiglia, figura conhecida da cultura local e ex-secretário municipal. “Estou honrado de poder orientar esse espetáculo que vem emocionando a comunidade de Valinhos e os visitantes há tantos anos. Uma emoção que se renova de modo especial nesse Jubileu de Ouro da encenação”, afirma Tite.
A peça será encenada ao ar livre e contará com cerca de 150 pessoas entre atores, figurantes e equipe técnica. Os momentos mais marcantes da vida de Jesus, incluindo a crucificação e a ressurreição, serão retratados com um olhar contemporâneo, mas fiel às raízes religiosas que deram origem ao evento.
Entrada solidária e nova proposta de encenação

A Prefeitura optou por uma proposta mais audaciosa nesta edição, realizando o espetáculo ao ar livre e, mesmo assim, reduzindo custos em relação aos anos anteriores. “Estamos muito felizes em entregar à Valinhos este evento tão bonito, especialmente considerando os desafios enfrentados neste início de gestão. Em tempo recorde, conseguimos realinhar a dotação orçamentária e reunir os recursos necessários para realizar a Paixão de Cristo com o profissionalismo e a qualidade que o projeto exige”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri.
A entrada será solidária: os ingressos poderão ser retirados entre os dias 14 e 17 de abril, das 8h às 18h, no Centro Cultural Vicente Musselli (Av. Joaquim Alves Corrêa, 4033), mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal) ou 1 agasalho. As doações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade.
O acesso ao espetáculo será feito pelo portão 3 do Parque Municipal ou pelo estacionamento do Ginásio Municipal. A programação está dividida da seguinte forma:
Quinta-feira (17/04)
– 19h: abertura do parque
– 20h30: início do espetáculo
Sexta-feira (18/04)
– 18h: abertura do parque
– 19h: 1ª sessão
– 21h30: 2ª sessão