
A Prefeitura de Vinhedo articula, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) e o Comitê Paralímpico Brasileiro(CPB), a implantação de um projeto de formação gratuita para professores das secretarias de Educação e Esportes. O objetivo é ampliar a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte adaptado.
A reunião de alinhamento contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon; do secretário de Educação, Rogério Levy Machado; e da equipe técnica das secretarias envolvidas. Também participaram especialistas da UNICAMP, como os professores José Júlio Gavião de Almeida e Edison Duarte, além de David Farias Costa, do CPB, e André Schliemann, doutor em Educação Física Adaptada e responsável pela mediação da proposta.
Festival da Atividade Motora Adaptada
“A formação será fundamental para promover práticas mais inclusivas nas escolas e projetos esportivos da cidade. A parceria ainda prevê a realização de um Festival da Atividade Motora Adaptada, programado para agosto”, explicou Schliemann.
A iniciativa será desenvolvida em duas etapas. A primeira será a capacitação dos professores com foco em estratégias pedagógicas inclusivas. Em seguida, a proposta é ampliar a oferta de atividades de esporte adaptado no município, promovendo oportunidades de participação para crianças, jovens e adultos com deficiência.
Com esse projeto, Vinhedo fortalece sua política de inclusão, reafirmando o compromisso com o acesso universal à educação, ao esporte e à cidadania.