
No próximo domingo (6), a partir das 8h30, Vinhedo recebe a 3ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo . O evento tem como objetivo ampliar o debate sobre neurodiversidade , promover a inclusão de pessoas com deficiência e combater estigmas relacionados ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
A concentração será no Portal de Vinhedo, onde os participantes poderão desfrutar de atividades físicas e culturais. O Centro Artístico Silvia Prado (CASP) levará bailarinas caracterizadas como princesas da Disney para interagir com o público. Além disso, haverá distribuição de balões e botons.
O percurso seguirá até o Parque Municipal Jayme Ferragut, onde será realizado o encerramento com diversas atrações, incluindo apresentações musicais e teatrais, brinquedos, distribuição de picolés e um estande da OAB para esclarecimento de dúvidas jurídicas.
A caminhada, organizada pela Motricitá, conta com o apoio da Prefeitura de Vinhedo e de clínicas especializadas. O evento faz parte das atividades do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo. “Participamos voluntariamente de todas as edições da Caminhada, pois acreditamos na importância de um movimento que busca uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou Silvia Prado, diretora do CASP.
Criado para reforçar a importância da inclusão, o evento vem crescendo a cada edição. A primeira caminhada ocorreu na Represa I, dentro da programação da Semana Municipal pela Conscientização do Autismo. Já a segunda foi promovida pelo Centro de Especialidades Integradas de Vinhedo, em 2024, no Portal da cidade.
Centro Artístico Silvia Prado
O CASP, responsável por levar apresentações culturais ao evento, atua há mais de uma década na formação de jovens para o setor cultural, oferecendo oportunidades também para estudantes de baixa renda por meio de bolsas e editais.
Serviço
3ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo
Data:
6 de abril (domingo)
Horário:
8h30 às 11h
Local:
Memorial do Imigrante – Av. dos Imigrantes, 605, Portal, Vinhedo/SP
Acessibilidade:
LIBRAS e infraestrutura adaptada