
Na quarta-feira, 26 de março, foi realizada a inauguração do Pavilhão Educacional do Ensino Médio da Escola Sesi Vinhedo (Centro Educacional - CE 242), em um evento exclusivo para a comunidade escolar e parceiros. Com capacidade para atender 224 alunos , a nova instalação irá dobrar a capacidade atual de atendimento, abrangendo estudantes do 6º ao 3º ano do Ensino Médio .
Durante a cerimônia, Josué Gomes da Silva, presidente do Sesi e Senai São Paulo, afirmou que, além da unidade de Vinhedo, o dia marca simbolicamente a inauguração dos 34 pavilhões da rede em todo o estado. "Investir em educação é o caminho mais relevante para o desenvolvimento do país", destacou. No total, o projeto inclui a construção de 120 novas salas de aula ao longo de 2025, com um investimento de R$ 110 milhões, exclusivamente para o Ensino Médio.
Alexandre Pflug, superintendente do Sesi-SP, enfatizou que o pavilhão não só oferece salas modernas e amplas, com mais de 90 m², como também organiza o fluxo de alunos, permitindo que todos os estudantes que completam o 9º ano na escola Sesi-SP sigam para o Ensino Médio, mantendo o padrão de excelência. "A aprovação do presidente Josué e de seus conselheiros para a construção desse projeto fortalece ainda mais o ensino técnico", afirmou Pflug.
Desde 2023, os alunos das 140 escolas da rede Sesi-SP têm a oportunidade de cursar o quinto itinerário, que combina o Ensino Médio com o ensino técnico-profissional oferecido pelo Senai-SP. A junção das duas instituições proporciona aos estudantes uma formação completa, ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho.
Roberto Xavier, gerente de Educação do Sesi-SP, ressaltou que, com a inauguração dos novos pavilhões, os alunos terão acesso a um espaço adequado para o desenvolvimento de suas competências. "Essa iniciativa faz parte de uma proposta inovadora, alinhando o currículo diversificado ao Projeto de Vida dos adolescentes", explicou.
Além das novas salas, a rede Sesi/Senai-SP oferece 31 cursos técnicos que fortalecem a conexão entre a educação profissional e o desenvolvimento econômico regional. Cássia Cruz, gerente de Educação do Senai-SP, destacou que a formação técnica está alinhada às necessidades da indústria, contribuindo para a competitividade do setor produtivo.
O Ensino Médio Sesi/Senai-SP
A partir do 1º ano, os alunos do Sesi-SP iniciam uma formação integradora que desenvolve a competência empreendedora. No 2º ano, além do ensino técnico oferecido pelo Senai-SP, os estudantes cursam os Tópicos Avançados. No 3º ano, o programa inclui a Mentoria para o Futuro, voltada ao autoconhecimento e à definição de áreas de interesse profissional.
Diferenciais do Ensino Médio Sesi/Senai-SP
Oficinas e laboratórios modernos
Projetos integradores
Aulas práticas e desafiadoras
Simuladores
Realidade virtual e aumentada
Alinhamento com o mercado de trabalho