
Na última semana, Andréia Ferreira de Souza, moradora do Jardim Três Irmãos, em Vinhedo , esteve no Ambulatório da Santa Casa para exames preparatórios a uma cirurgia de laqueadura. Durante a consulta , seu filho João Vitor Souza dos Santos, de 6 anos, demonstrou impaciência ao esperar, mas recebeu atenção especial da equipe do hospital.
Diagnosticado com autismo grau 1, João geralmente se incomoda com esperas longas. Para evitar que a mãe precisasse remarcar a consulta, a estudante de Medicina da UNIP Helenilda Oliveira imprimiu um desenho do personagem Sonic para entretê-lo, permitindo que Andréia fosse atendida sem transtornos. “Ao acolherem meu filho, me acolheram também”, disse a mãe.
Parceria entre Santa Casa e Universidade
A parceria entre a Santa Casa e a UNIP permite que estudantes do 4º ano de Medicina acompanhem os médicos nos atendimentos, reforçando a proposta de humanização do hospital. “A conexão com o paciente faz parte de um bom atendimento”, afirmou Helenilda.
O provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini, destacou a importância do acolhimento. “Nestes 18 meses de trabalho, aprimoramos diariamente o conceito de atendimento humanizado. Saber que esse cuidado fez a diferença para Andréia e João é gratificante.”