
A Câmara Municipal de Vinhedo recebeu, na manhã desta quarta-feira, 19, a visita de Mariangela Storani , autora da bandeira oficial do município . Ela foi recepcionada pelo presidente do Legislativo , vereador Márcio Melle , acompanhado do diretor da Casa, Edison Ruiz, que presidiu a Câmara entre 1979 e 1981.
O desenho da bandeira de Vinhedo foi criado por Mariangela em 1979, quando ela, então com 29 anos, venceu o concurso promovido pela Prefeitura para a escolha do símbolo oficial. O projeto foi oficializado naquele mesmo ano, por meio da Lei nº 905/79, sancionada em março.
Durante a visita, Mariangela conheceu o Espaço Memória Legislativa (Memvi), onde estão preservados documentos e registros históricos da Câmara e da cidade. No local, há referência tanto à instituição da bandeira quanto à fundação da Tecelagem Storani, primeira grande indústria de Vinhedo, criada por seu avô, Benedito Storani, em 1925.
Mariangela também gravou depoimentos em vídeo contando detalhes sobre o processo criativo da bandeira, além de sua trajetória profissional. Formada em Arquitetura e Relações Públicas, ela foi responsável pelo desenho do Portal de Vinhedo, outro marco arquitetônico do município, elaborado durante a gestão do ex-prefeito José Carlos Gasparini. Atualmente, ela reside na cidade e atua como produtora de café.
Projeto de Lei para criação do Dia da Bandeira de Vinhedo
Em reconhecimento ao legado de Mariangela, tramita na Câmara o Projeto de Lei nº 34/2025, de autoria do vereador Márcio Melle, que propõe a criação do “Dia da Bandeira de Vinhedo”, a ser celebrado anualmente em 29 de março. O projeto conta com apoio unânime dos vereadores e será votado na próxima segunda-feira (24), durante a 8ª Sessão Ordinária.
“É nosso dever valorizar aqueles que contribuíram para a construção da identidade de Vinhedo. Mariangela tem um papel fundamental nessa história, e sua homenagem é mais que justa”, destacou Márcio Melle.