
A Santa Casa de Vinhedo tem investido no aprimoramento da comunicação entre seus colaboradores. Pela segunda semana consecutiva, a psicóloga da instituição, Juliana de Jesus, conduz a dinâmica “ Comunicação Assertiva ”, que visa fortalecer o relacionamento entre profissionais no ambiente de trabalho e em suas interações sociais e familiares. O treinamento será retomado nesta quarta (26) e quinta-feira (27) na Sala da Psicologia.
A iniciativa surgiu a partir da experiência da psicóloga e das percepções obtidas junto a pacientes e profissionais da unidade. “Nos expressamos falando, mas também precisamos aprender a ouvir”, destaca Juliana. Ela explica que a comunicação pode ser assertiva (clara, objetiva e respeitosa), passiva (marcada por hesitação e insegurança) ou agressiva (caracterizada por imposição e autoritarismo).
Durante os encontros, os participantes realizam exercícios para identificar seus padrões de comunicação e aprimorar a forma como dialogam, inclusive com superiores. Segundo a psicóloga, a pressão no ambiente hospitalar pode gerar ruídos na comunicação e dificultar a troca de informações, aumentando o risco de falhas que podem comprometer a qualidade do atendimento.
Proposta da atividade
“A proposta é incentivar a reflexão e a aplicação prática desses conceitos. Expressar um ponto de vista não deve ser motivo para retração, pois uma comunicação eficiente é essencial para o funcionamento seguro de um hospital”, ressalta Juliana.
O provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini, destaca o impacto positivo do treinamento na assistência oferecida aos pacientes. “Com esse trabalho, oferecemos ferramentas para que nossos colaboradores se comuniquem melhor, aprimorando a humanização do atendimento”, afirma.