
Os jovens aprendizes do Instituto Itacolomi participaram na manhã desta quarta-feira, 19, do programa “Conheça a Câmara”, oportunidade em que puderam explorar as funções do Poder Legislativo de Vinhedo. A atividade teve início às 8h30 e incluiu uma visita pelas dependências da Câmara, além de um tour pelo Espaço Memória Legislativa de Vinhedo ( Memvi), local dedicado à preservação da história política da cidade.

Recepcionados pela equipe de comunicação e por alguns vereadores, entre eles Márcio Melle, presidente da Câmara, Diego Henrique, Lucas Martins, Luiz Vieira, Malcon Mazzucatto, Nayla de Souza, Paulinho Palmeira e Rodrigo Luglio, os alunos participaram de uma palestra sobre cidadania, política, os Três Poderes, o papel do Legislativo, o orçamento público (LDO, LOA e emendas impositivas) e outros temas relacionados. Ao final, o público teve a oportunidade de fazer perguntas e aprofundar seus conhecimentos.
O presidente da Câmara, Márcio Melle, destacou que a iniciativa é uma troca de aprendizado: “É um aprendizado tanto para nós como para eles, uma troca de conhecimento, sempre na busca do melhor para a nossa cidade. E o incentivo de aproximá-los do Legislativo é, exatamente, nesta linha de somar esforços para o melhor desenvolvimento da nossa Vinhedo”.

Após um café, os jovens seguiram para a segunda parte da programação, com uma visita guiada pelos gabinetes dos vereadores e outros departamentos da Câmara, entre eles o Memvi. Um dos momentos mais marcantes foi o acesso ao plenário, onde puderam conhecer de perto o espaço onde as decisões são tomadas.
A visita tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela política e pela compreensão dos mecanismos democráticos, além de fomentar a participação cidadã.
Instituto Itacolomi
O Instituto Itacolomi, localizado em Vinhedo, tem como missão promover uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável, oferecendo a crianças, adolescentes e jovens a oportunidade de desenvolvimento integral por meio de projetos socioeducativos. A parceria com a Câmara de Vinhedo reforça o compromisso das duas instituições com a formação cidadã e o engajamento jovem para uma comunidade mais consciente e participativa.
Leandro Chrispim, diretor do Instituto falou sobre a participação dos jovens: “Esses adolescentes que estão aqui, são aprendizes do projeto Adolescência e Aprendizagem, que é um dos desenvolvidos pelo Itacolomi em parceria com empresas do município. Esse programa existe desde 2008, anualmente nós fazemos isso, visitamos a Câmara, pois faz parte da nossa grade curricular, na área de cidadania. Mesmo sendo um curso técnico na área de administração, é importante que eles entendam esse funcionamento, mas também tenham o conhecimento técnico do poder público enquanto área administrativa. A gente procura vincular as duas coisas, a experiência do ato da cidadania e a vivência de entender que a Câmara é uma área administrativa”.
Programa Conheça a Câmara
O projeto “Conheça a Câmara”, desenvolvido pelo Legislativo Municipal de Vinhedo, busca aproximar estudantes e educadores do funcionamento da administração pública. A iniciativa oferece visitas monitoradas às dependências da Câmara, proporcionando uma experiência prática sobre o papel dos vereadores e o processo de elaboração de leis municipais.
Durante a visita, os alunos assistem a uma apresentação sobre os Três Poderes e recebem explicações sobre as funções legislativas, além de conhecerem os espaços da Câmara e, quando possível, interagirem com vereadores e servidores.
Agendamento e participação
As visitas podem ser realizadas às terças, quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã (9h às 11h) e tarde (14h às 16h). Escolas e professores interessados devem preencher um formulário online ou entrar em contato pelo telefone (19) 3826-7700 ou e-mail comunicacao@camaravinhedo.sp.gov.br.
Para melhor aproveitamento da experiência, os grupos devem ter até 50 participantes e reservar pelo menos uma hora e meia para a atividade. A organização solicita que os professores informem previamente a faixa etária dos alunos e os temas já trabalhados em sala de aula, permitindo a adaptação do conteúdo.