Vinhedo oferece dispositivos modernos de forma gratuita
Foto: Prefeitura de Vinhedo/ Divulgação
Vinhedo oferece dispositivos modernos de forma gratuita

O programa de contracepção de longa duração da Rede Municipal de Saúde de Vinhedo, que oferece dispositivos intrauterinos (DIUs) e implantes subdérmicos, tem sido modelo para os alunos do curso de Gestão Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Estes alunos optaram por Vinhedo para avaliar os impactos do projeto e suas perspectivas futuras. 

Iniciado em 2020, o programa foi criado para atender mulheres com patologias como miomas ou hemorragias intensas, buscando evitar intervenções cirúrgicas e preservar a saúde feminina. Com base em diretrizes de instituições nacionais e internacionais, o programa foi expandido em 2024, abrangendo mulheres de até 35 anos, com ou sem condições clínicas, alcançando cerca de 500 pacientes até agora com a inserção dos métodos contraceptivos. 


Objetivo do estudo da Unicamp

O estudo desenvolvido pelos alunos tem como objetivo avaliar o programa como uma política pública, considerando aspectos como a redução de gravidezes indesejadas, os impactos financeiros nas famílias e no orçamento municipal, além da melhoria na qualidade de vida das participantes. 

Vinhedo se destaca na região ao oferecer esses dispositivos modernos de forma gratuita, com ação hormonal de longa duração, seguros e práticos, adequados para mulheres de todas as idades. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!