96% das empresas são Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
Imagem: Reprodução/ Divulgação
96% das empresas são Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

O Brasil registrou, em 2024, mais de 3,7 milhões de empresas. Desse total, aproximadamente 96% (3,5 milhões) são de pequenos negócios – o que inclui Microempreendedores Individuais(MEIs), Microempresas e Empresas de Pequeno Porte(MPE). O Sebrae-SP reconhece que cada pequeno empreendedor faz a diferença na economia e na geração de empregos.  

Por isso, oferece uma série de cursos on-line e gratuitos voltados para cada etapa do negócio:  

• Sebrae Comece: qualificação para iniciar o negócio com confiança;  
• Sebrae Seja: foco no desenvolvimento pessoal e nas habilidades empreendedoras;  
• Sebrae Faça: estratégias para garantir a manutenção do negócio;  
• Sebrae Alcance: suporte especializado para atingir novos patamares de sucesso.  

As soluções desenvolvidas pelo Sebrae-SP atendem tanto empreendedores que desejam abrir seu primeiro negócio quanto pequenas empresas consolidadas que buscam um novo posicionamento no mercado.

"Saber sobre plano de negócios, comunicação, marketing, precificação, análise de mercado, e como aumentar as vendas, entre outras habilidades, é fundamental para criar um negócio sólido, rentável e de sucesso", explicou Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP em Campinas. 

Ele também ressaltou que a formalização é o primeiro passo para transformar um hobby em um negócio. "Ter um CNPJ é essencial para emitir notas fiscais e transmitir credibilidade ao cliente."  


Todo mundo pode empreender?  

Em algum momento, pessoas que desejam migrar de uma carreira CLT para o empreendedorismo já se questionaram se seriam boas empreendedoras. Nilcio Freitas acredita que todos podem empreender, mas nem todos vão. “O empreendedorismo é uma escolha que depende da percepção e aptidão de cada pessoa. Para se tornar empreendedor, é necessário unir seus conhecimentos em prol do sucesso e estar atento às tendências e mudanças do mercado. 

Para tirar todas as dúvidas sobre a abertura do MEI, confira os endereços do Sebrae Aqui das 22 cidades da região. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!