Vereadores atuam pela cultura e melhoria da infraestrutura

A vereadora Nayla de Souza destina recursos para o Festevi; Tiago de Paula propõe solução para cabos desordenados na cidade

Ações mostram o compromisso do legislativo com a melhoria da cidade
Foto: Foto: Pedro H. Lopes
Ações mostram o compromisso do legislativo com a melhoria da cidade

A cidade de Vinhedo tem registrado importantes iniciativas para o incentivo à cultura e a melhoria da infraestrutura urbana . Ambas as ações refletem o compromisso dos parlamentares em promover o desenvolvimento cultural e a qualidade de vida para a população.

A vereadora Nayla de Souza destinou R$ 34 mil à Secretaria de Educação de Vinhedo para o custeio da produção de espetáculos teatrais de grupos estudantis das escolas municipais e estaduais. O valor, proveniente da Emenda Impositiva nº 97/2024 ao Projeto de Lei Nº 82/2024, será dividido igualmente entre as Associações de Pais e Mestres (APMs) das escolas públicas que se inscreverem no Festival de Teatro de Vinhedo (Festevi) de 2025.

Cada grupo inscrito no festival poderá receber até R$ 1 mil para a realização de seus espetáculos. Caso haja sobras, o valor excedente será destinado ao fomento e apoio das ações dos grupos participantes do Festevi deste ano. Em 2024, o festival, que celebrou sua 30ª edição, contou com 39 apresentações realizadas diariamente no Teatro Municipal "Sylvia de Alencar Matheus", no Centro da cidade.

Problemas com cabos de telecomunicações desordenados

Em outra frente, o vereador Tiago de Paula propôs a Moção nº 113/2025, que solicita à Prefeitura de Vinhedo a notificação da empresa distribuidora de energia elétrica para a fiscalização e solução do problema dos cabos de telecomunicações desordenados. A moção foi aprovada por unanimidade durante a 1ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura, ocorrida na última segunda-feira (03).


Tiago de Paula destacou que os cabos emaranhados representam riscos à segurança e à estética urbana, além de dificultarem o acesso a serviços de emergência. O vereador reforçou a importância de uma ação preventiva da companhia responsável para garantir a organização e manutenção adequadas desses cabos, evitando acidentes e melhorando a infraestrutura urbana da cidade.