
Um projeto acadêmico ou uma simples ideia pode ter um grande potencial de escala. É isso que o programa Spark , promovido pelo Sebrae-SP , quer demonstrar para universitários interessados em criar uma startup de sucesso. Com inscrições gratuitas até o dia 31 de março, o programa oferece 10 mil vagas em todo o Estado de São Paulo. Os interessados podem se inscrever por meio do link https://sebraeforstartups.sebraesp.com.br/startups/spark.
O Spark é uma iniciativa do Sebrae for Startups, programa do Sebrae-SP voltado para o apoio a startups paulistas, com o objetivo de evidenciar o potencial da academia na geração e desenvolvimento de inovações tecnológicas. A proposta é envolver alunos em capacitações, imersões e experiências inspiradoras, incentivando-os a se tornarem empreendedores.
Alessandra Ruchet, gestora do Spark, explica que o programa busca mostrar aos alunos, dentro do ambiente acadêmico, se o que estão estudando e desenvolvendo resolve um problema real. "Os especialistas ajudam na análise de mercado e na avaliação do potencial do projeto para o lançamento da startup", afirma.
Em 2024, o programa contou com mais de mil participantes de 180 cidades, além da colaboração de 200 instituições de ensino. Para atrair mais alunos interessados em desenvolver negócios tecnológicos ou tirar projetos científicos do papel, o Sebrae-SP realizará palestras sobre empreendedorismo nas universidades.
"Com o Spark, queremos mostrar que grandes ideias surgem na academia e podem se transformar em negócios inovadores. Esta é uma oportunidade única para estudantes de Campinas e região validarem seus projetos e se conectarem com o ecossistema de startups", destaca Andreza Borba, analista de negócios do Sebrae-SP em Campinas.
Jornada do Programa
O Spark acontece em fases. A primeira oferece workshops online que abordam temas como validação de negócios, identificação do cliente ideal, desenvolvimento do Produto Mínimo Viável (MVP), marketing e apresentação de pitch.
Na segunda fase, os participantes receberão atendimentos personalizados de especialistas, após a avaliação de seus projetos. Os melhores projetos serão selecionados para o Bootcamp, evento em São Paulo com mentorias, palestras e oportunidades de networking. Ao todo, 60 projetos serão selecionados, sendo 30 da capital paulista e 30 do interior. As passagens e hospedagens para os participantes do interior serão custeadas pelo Sebrae-SP.