Nayla de Souza se tornou a mulher mais votada para a Câmara de Vinhedo com 2023 votos
Foto: Pedro H. Lopes
Nayla de Souza se tornou a mulher mais votada para a Câmara de Vinhedo com 2023 votos

Dando sequência ao giro de entrevistas, o portal iG Vinhedo abre a semana com a Vereadora Nayla de Souza. Nas eleições 2024 ela se reelegeu com 2.023 votos e entrou para a história de Vinhedo como a mulher mais votada para a Câmara Municipal. Trinta e um anos, nascida em Vinhedo, sempre estudou em escolas públicas e, ainda na adolescência, entendeu que a política afeta nossas vidas de maneira direta. Por isso, sua trajetória é construída na atuação em movimentos sociais e coletivos que buscam melhorias para a cidade, como o Cultiva Cultura Vinhedo, Coletivo de Mulheres e, agora, o Coletivo Consulta Pública.

Como o senhora se sente ao ser reeleita para a Câmara Municipal de Vinhedo?

Completamente agradecida à confiança de tantas pessoas que, assim como eu, acreditam que é possível fazer política de forma justa e honesta. Estou inundada de sentimento de esperança.

Quais foram os principais fatores que motivaram sua candidatura nas últimas eleições?

Foram dois fatores principais. O primeiro era aumentar a presença feminina na política, afinal somos a maioria da população e ainda uma minoria nos espaços de poder e decisão, o que impacta negativamente as nossas vidas.

Propostas e Prioridades

Quais são suas principais propostas e objetivos para o mandato como vereadora de Vinhedo?

Meu trabalho é desenvolvido a partir de 3 valores constitucionais: transparência, participação popular e direitos humanos. Tenho o compromisso de dar prioridade às crianças, mulheres e jovens em todas as nossas iniciativas, pois são grupos com pouco espaço de voz e os que mais são atingidos pela desigualdade social. O trabalho mais importante de uma vereadora é a fiscalização. Ou seja, fazer a leitura dos contratos públicos, acompanhar a execução do orçamento municipal, visitar os equipamentos que atendem a população, etc. Infelizmente há barreiras para que essa fiscalização seja feita, seja pela mediocridade de quem trata a máquina pública como patrimônio privado ou pela perseguição política de grupos que defendem interesses escusos.

Quais áreas da cidade precisam de mais atenção e investimentos, na sua visão?

Sem dúvidas o tema Saúde Mental nas escolas deve ser prioritário e receber mais investimentos. Atualmente o município está descumprindo a Lei Federal 13.935/2019 que determina que as escolas públicas de ensino básico devem ter psicólogos e assistentes sociais. Toda a comunidade escolar está sobrecarregada e carecendo de atenção e isso impacta completamente no processo de ensino-aprendizagem. A Educação tem que ser nossa prioridade.

Há algum projeto específico que a senhora gostaria de desenvolver durante seu mandato?

Sim, me comprometi a trabalhar por 8 metas neste segundo mandato.

São elas:

1. 1ª Horta Urbana de Vinhedo

2. Programa de Saúde Mental nas Escolas Públicas

3. Espaço Brincante na Capela

4. Reativação da Escola do Servidor

5. Menos filas de espera na Saúde da Mulher

Vereadora Nayla de Souza (ao centro) durante lançamento do Mapa da Cultura Negra de Vinhedo
Foto: Pedro H. Lopes
Vereadora Nayla de Souza (ao centro) durante lançamento do Mapa da Cultura Negra de Vinhedo

6. Mais oferta de Oficinas Culturais

7. Biblioteca Pública na Capela

8. Letramento Digital nas Escolas Públicas

Desafios e Colaboração

Quais são os maiores desafios que Vinhedo enfrenta hoje, e como a senhora pretende contribuir para superá-los?

O maior desafio é político, é sensibilizar gestores públicos e representantes sobre as verdadeiras necessidades da população e fazer com que as decisões sejam para o bem coletivo e não para o lucro de poucos. Quanto a isso, o trabalho de fiscalização e mobilização popular serão nossos maiores aliados.

Como o senhora pretende trabalhar de forma colaborativa com os outros vereadores e com a Prefeitura para alcançar os objetivos da cidade?

Buscando sempre o diálogo, afinal, essa é a base da política.


Participação e Engajamento

Como o senhora planeja manter a população informada e engajada nas decisões da Câmara Municipal?

Desde o meu primeiro mandato mantenho minhas redes sociais ativas, com vídeos informativos que, por vezes, usam o humor como recurso para alcançar mais pessoas. Além disso, faço reuniões presenciais nos bairros e utilizo o whatsapp como canal aberto de diálogo com a população. Sempre informando a verdade.

Qual a importância da participação cidadã para o bom andamento das ações e projetos na cidade?

A cidadania prevê direitos e deveres, é fundamental que a população se informe sobre as decisões que impactam suas vidas e participem ativamente de todos os espaços de controle social, como conselhos municipais, audiências e sessões. É fiscalizando seus representantes que a população garante que suas demandas sejam atendidas. Mas não há como esquecer que nos últimos anos muito foi feito para dificultar o engajamento da população, a exemplo da mudança de horário das sessões na Câmara.

Visão de Futuro

Como o senhora imagina Vinhedo daqui a cinco anos, e que papel a senhora espera desempenhar nesse cenário?

No meu discurso de posse falei sobre a importância de alimentarmos nossa capacidade de imaginação, pois sem ela, sem os sonhos, o presente não produz nada novo. Portanto imagino Vinhedo daqui cinco anos com um novo grupo no governo, um grupo que priorize a preservação dos nossos patrimônios ambientais e culturais, que garanta uma cidade acessível e com políticas de justiça social, sem ceder aos interesses de grupos dominantes que apenas pensam em seu próprio bolso.

Como equilibrar o desenvolvimento da cidade com a preservação dos aspectos que tornam Vinhedo uma cidade única?

Em primeiro, lugar reconhecendo que desenvolvimento não significa crescimento. Há teorias do desenvolvimento econômico que apontam neste sentido. É preciso encaminhar nossa economia para setores como o turismo e garantir, através do Plano Diretor, que a cidade não sirva à especulação imobiliária que pressiona para o crescimento habitacional sem se preocupar com a infra-estrutura e o custo de vida elevado para os mais pobres.

Conclusão

Qual mensagem a senhora gostaria de deixar para os moradores de Vinhedo que confiaram seu voto a você?

Sou imensamente grata pela confiança em meu trabalho e acredito que nossa esperança em dias melhores deve sempre ser renovada. Que possamos sempre lembrar da nossa responsabilidade com a nossa comunidade, pensando à frente e agindo no presente, sem esmorecer, sem perder o foco.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!