Exclusivo

Dr. Dario Pacheco: confiança renovada e compromisso com o futuro de Vinhedo

Reeleito com mais de 55% dos votos, prefeito compartilha as conquistas, desafios superados e projetos que marcarão a transformação da cidade nos próximos anos

Entrevistas destacam as prioridades, metas e perspectivas de cada representante para os próximos 4 anos
Foto: Foto: Pedro H. Lopes
Entrevistas destacam as prioridades, metas e perspectivas de cada representante para os próximos 4 anos

As eleições 2024 marcaram um novo capítulo no cenário político de Vinhedo . Para aproximar os moradores das decisões e projetos que moldarão o futuro local, o portal iG Vinhedo apresenta um giro de entrevistas exclusivo com o prefeito e os vereadores eleitos. Nesta série, serão destacadas as prioridades, metas e perspectivas de cada representante, promovendo uma conexão direta entre os cidadãos e seus governantes.

Dr. Dario Pacheco – Prefeito de Vinhedo

Dr. Dario Pacheco durante discurso em cerimônia de posse em 01 de janeiro
Foto: Foto: Pedro H. Lopes
Dr. Dario Pacheco durante discurso em cerimônia de posse em 01 de janeiro

1)Primeiramente, como o senhor se sente em relação à confiança renovada da população de Vinhedo? O que isso significa para o senhor e sua equipe? 

Sinto-me honrado por poder trabalhar ainda mais pela população que me acolheu tão bem, tanto na medicina quanto na vida pública. Ser reeleito com mais de 55% dos votos demonstra que estamos no caminho certo. Concluímos mais de 90% do nosso Plano de Governo no primeiro mandato e pretendo dar continuidade a essa transformação que estamos realizando em Vinhedo, recuperando a autoestima do vinhedense e elevando o município entre os melhores do país em qualidade de vida.

2)Quais foram as principais lições do seu primeiro mandato e como elas influenciam a sua visão para o segundo?

Meu primeiro mandato teve grandes desafios, começando pela pandemia e pela maior escassez hídrica da história. O trabalho em equipe foi fundamental para superarmos essas barreiras e, nesse sentido, contamos com o apoio da população, de comerciantes e de empresários. Além disso, pudemos constatar o enorme potencial de Vinhedo em diversas áreas. Neste segundo mandato, queremos concluir tudo o que iniciamos e avançar ainda mais, principalmente na área de sustentabilidade.

Realizações e Desafios

3)Quais foram os avanços mais importantes que ocorreram durante o seu primeiro mandato?

Foram muitos avanços. Ultrapassamos 100 obras, mas destaco a aquisição da Represa 4 e a construção da Represa 5, depois de 40 anos sem investimentos em recursos hídricos. A população da Capela também recebeu um Pronto-Atendimento novinho, fizemos a 1ª UBS Animal da região, além da contratação de mais médicos e guardas municipais, a criação do COI (Centro de Operações Integradas), com cerca de 800 novas câmeras. Também revitalizamos espaços públicos, como o Teatro, o Memorial do Imigrante, o Portal do Cristo, o Portal dos Imigrantes, praças, escolas e unidades de saúde. Além disso, adquirimos kits de uniformes, material escolar, chromebooks e lousas inteligentes para a educação, melhoramos a mobilidade viária e avançamos muito na área social, ampliando os benefícios e programas para as famílias que mais precisam.

4)Quais foram os maiores desafios que o senhor enfrentou na administração e como pretende abordá-los durante o segundo mandato?

Prédios sucateados, pandemia, servidores públicos desmotivados, malha asfáltica deteriorada, longas filas de espera na saúde e em creches, falta de gestão na iluminação pública: essas foram algumas das dificuldades encontradas. No entanto, a falta de investimentos na questão hídrica foi e continua sendo o maior desafio.

5)Existem projetos que não foram concluídos no primeiro mandato e que o senhor pretende retomar ou finalizar? Quais são esses projetos?

Sim, temos a Escola Ambiental, que será um dos marcos deste segundo mandato; a criação de uma Secretaria de Gestão Pessoal, para que o servidor público se sinta realmente acolhido e tenha oportunidades de crescimento; a construção de uma vila para idosos em situação de vulnerabilidade; a entrega de moradias populares; o novo complexo de lazer do Colussi e o Centro de Atletismo; a nova Central de Reciclagem e, ainda, a construção de centros especializados de saúde em diferentes bairros. Essas serão algumas das nossas ações nos próximos anos.

Planos para o Futuro

6)Quais são as principais prioridades e metas para o seu segundo mandato?

O objetivo principal é continuar transformando Vinhedo e elevando a cidade a uma das melhores do país. Para isso, é fundamental um planejamento completo que abranja todas as áreas, como água, saúde, educação, segurança, meio ambiente e infraestrutura. Entre os desafios, está o de preparar Vinhedo para as futuras gerações, com mais oportunidades de emprego e renda para todos.

7) Há algum novo projeto ou iniciativa que o senhor gostaria de implementar para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Vinhedo?

Quando falamos em qualidade de vida, pressupomos que os serviços públicos sejam de excelência e consigam suprir as necessidades da população. Estamos trabalhando muito para continuar superando as expectativas dos vinhedenses.

8) Como o senhor pretende melhorar a infraestrutura da cidade, especialmente nas áreas que ainda carecem de investimentos?

Através de parcerias. Embora tenhamos um bom orçamento, a gestão municipal não consegue suprir todas as demandas do município. Contamos com o apoio do Governo do Estado e de nossos deputados, que trabalham incansavelmente para trazer recursos, permitindo que possamos avançar em áreas que demandam muitos investimentos, como saneamento e mobilidade.


Gestão e Inovação

9) Como o senhor pretende equilibrar a modernização de Vinhedo com a preservação das suas tradições e identidade?

Vinhedo é uma cidade muito rica culturalmente, terra do samba de bumbo e dos imigrantes europeus. É importante que as características que tornam Vinhedo tão especial não se percam. Para isso, é fundamental que a população participe ativamente da revisão do Plano Diretor, que definirá a Vinhedo que queremos para os próximos anos, conciliando progresso e sustentabilidade.

10) A gestão pública precisa de inovação. Como o senhor vê a digitalização dos serviços municipais e a melhoria da transparência na gestão pública?

Logo no primeiro ano de mandato, instituímos o prontuário eletrônico nas unidades de saúde, interligando todos os dados dos pacientes, porque entendemos que a tecnologia deve ser uma aliada do poder público. Também implementamos o pregão eletrônico, ampliando todas as aquisições da Prefeitura, além do aplicativo de Iluminação Pública, o CADU (Central de Atendimento Digital UniCidadão) na Saúde, o Botão de Pânico nas escolas e para idosos, o Tributo Fácil, o rastreamento do transporte escolar, entre outros sistemas, com o objetivo de facilitar a vida do vinhedense.

Colaboração e Parcerias

11) Quais parcerias o senhor pretende buscar durante o seu segundo mandato, tanto com a iniciativa privada, sociedade civil e Governo do Estado?

Ninguém faz nada sozinho. Estamos abertos a todos os tipos de parcerias, desde que sejam benéficas à cidade. Em dezembro, teve início a obra na Miguel Melhado Campos, muito aguardada e cobrada por todos, fruto de uma parceria com o Governo do Estado, que vai melhorar muito a mobilidade na região da Capela e possibilitar a abertura do segundo acesso ao Distrito Industrial. Além dessa parceria, temos grandes projetos em andamento na região, como o Trem Intercidades e os centros regionais de referência na saúde. 

12) Como o senhor pretende trabalhar com a Câmara Municipal e com os vereadores eleitos para garantir que os projetos e propostas avancem de forma eficiente?

Os poderes são independentes, cada um com sua função, mas devem trabalhar de forma harmônica para o bem da cidade. Minha relação com a Câmara tem sido de parceria, e os vereadores da legislatura passada contribuíram muito para que pudéssemos entregar grandes obras na cidade. Tenho certeza de que agora não será diferente.

Visão de Futuro

13) Como o senhor enxerga Vinhedo nos próximos anos? O que o senhor acredita que será a maior transformação da cidade?

Vejo Vinhedo como uma cidade cada vez mais acolhedora, dinâmica e servindo de modelo para outras regiões. Acredito que o Turismo Sustentável será o grande propulsor, com todas as vantagens que o Distrito Turístico Serra Azul pode oferecer, não só para Vinhedo, mas para toda a nossa região.

14) Quais são os desafios e oportunidades que o senhor prevê para Vinhedo em relação ao desenvolvimento econômico e social?

Vinhedo é margeada pelas principais rodovias do país, temos o Aeroporto de Viracopos como vizinho, estamos inseridos em uma das regiões mais ricas do país que é a RMC (Região Metropolitana de Campinas), oferecemos bons equipamentos públicos aos moradores e temos uma lei de incentivos fiscais competitiva que traz segurança jurídica aos investidores. Temos tudo para receber grandes investimentos, sobretudo na área de logística, que é uma das vocações do município. Queremos atrair investimentos sustentáveis para Vinhedo nas áreas de tecnologia, meio ambiente e áreas correlatas, que possam ajudar a fomentar nossa economia sem trazer ônus à cidade.

15) Qual mensagem o senhor gostaria de deixar para a população de Vinhedo que novamente confiou em seu trabalho?

Agradeço cada manifestação de apoio e cada voto recebido. A população pode ficar tranquila, pois trabalharemos intensamente para colocar em prática todos os nossos projetos e para que Vinhedo continue se destacando no cenário nacional, permanecendo entre as melhores cidades do país.