Polícia Civil de Vinhedo desarticula aterro clandestino na Capela

Dois homens foram presos em flagrante por crime ambiental em área usada para descarte irregular de resíduos

Suspeitos foram autuados em flagrante com base no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais
Foto: Foto: Policia Civil de Vinhedo/ Reprodução
Suspeitos foram autuados em flagrante com base no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais

A Polícia Civil de Vinhedo , por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), localizou um aterro clandestino no bairro Capela, entre a Rodovia João Eduardo e a Rodovia Anhanguera. O terreno, uma área de mata próxima ao Rio Capivari, ocupava cerca de 20 mil metros quadrados e vinha sendo utilizado para o descarte irregular de resíduos , caracterizando grave crime ambiental.

Durante a operação, o motorista e o proprietário de uma empresa de terraplanagem foram presos em flagrante. A Polícia Técnico-Científica foi acionada para avaliar os impactos ambientais no local.

Na mesma área, os investigadores encontraram quatro caminhões com restrição judicial, desmantelados e escondidos na mata.

Os suspeitos, J.A.S. e P. P., foram autuados em flagrante com base no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que prevê pena de reclusão de até cinco anos. Após o registro do flagrante, eles foram encaminhados à Cadeia Pública de Campo Limpo Paulista, onde permanecerão à disposição da Justiça para audiência de custódia.

A Polícia Civil destacou seu compromisso com a proteção ambiental e anunciou que continuará intensificando as ações de fiscalização e combate a crimes contra o meio ambiente.


Boletim de Ocorrência

DEPARTAMENTO: DEINTER 2 - Campinas
SECCIONAL: 1ª DSP Campinas
UNIDADE POLICIAL: Delegacia de Polícia do Município - Vinhedo
DATA: 10 de Janeiro de 2025
SPJ Nº: AF1962-1/2025
NATUREZA: Crime Ambiental
Lei nº 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998 - Art. 54 -V
AUTORES: J. A.S. e P. P.
CONDUTOR: PC - SIG Vinhedo