A Polícia Civil de Vinhedo, por meio do Setor de Investigações Gerais(SIG), localizou um aterro clandestino no bairro Capela, entre a Rodovia João Eduardo e a Rodovia Anhanguera. O terreno, uma área de mata próxima ao Rio Capivari, ocupava cerca de 20 mil metros quadrados e vinha sendo utilizado para o descarte irregular de resíduos, caracterizando grave crime ambiental.
Durante a operação, o motorista e o proprietário de uma empresa de terraplanagem foram presos em flagrante. A Polícia Técnico-Científica foi acionada para avaliar os impactos ambientais no local.
Na mesma área, os investigadores encontraram quatro caminhões com restrição judicial, desmantelados e escondidos na mata.
Os suspeitos, J.A.S. e P. P., foram autuados em flagrante com base no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que prevê pena de reclusão de até cinco anos. Após o registro do flagrante, eles foram encaminhados à Cadeia Pública de Campo Limpo Paulista, onde permanecerão à disposição da Justiça para audiência de custódia.
A Polícia Civil destacou seu compromisso com a proteção ambiental e anunciou que continuará intensificando as ações de fiscalização e combate a crimes contra o meio ambiente.
Boletim de Ocorrência
DEPARTAMENTO: DEINTER 2 - Campinas
SECCIONAL: 1ª DSP Campinas
UNIDADE POLICIAL: Delegacia de Polícia do Município - Vinhedo
DATA: 10 de Janeiro de 2025
SPJ Nº: AF1962-1/2025
NATUREZA: Crime Ambiental
Lei nº 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998 - Art. 54 -V
AUTORES: J. A.S. e P. P.
CONDUTOR: PC - SIG Vinhedo