Juliana (dir.) durante bate-papo com colaboradores da Santa Casa: “A saúde mental pede cuidado e é algo que deve ser encarado de forma coletiva, não individual”
Foto: Santa Casa de Vinhedo/ Divulgação
Juliana (dir.) durante bate-papo com colaboradores da Santa Casa: “A saúde mental pede cuidado e é algo que deve ser encarado de forma coletiva, não individual”

O ano de 2025 começou com o " Janeiro Branco ", uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre saúde emocional . Na Santa Casa de Vinhedo , o tema é uma prioridade da gestão, que assumiu o hospital há 17 meses, incentivando o apoio psicológico como ferramenta para o bem-estar, a autoestima e a valorização dos indivíduos.

Desde abril de 2024, a psicóloga Juliana de Jesus integra a equipe do hospital. Inicialmente focada nos colaboradores, ela logo passou a atender também os pacientes. Sua contratação foi possível graças ao apoio dos parceiros do hospital Flávia Bitar e o então vereador Thiago Marra, que destinou R$ 82 mil por meio da Emenda Impositiva 119.

“O Janeiro Branco, assim como o Setembro Amarelo, tem caráter preventivo e acolhedor. Desde que comecei no hospital, tenho recebido muitos retornos positivos. Algumas pessoas não deixam de agradecer pelas conversas que tivemos, mesmo quando foi apenas uma vez”, afirmou Juliana. Ela destaca que a humanização é uma marca da Santa Casa, com atenção especial à saúde emocional. “Já identifiquei internados na UTI que não comiam ou estavam visivelmente tristes, e isso permitiu intervenções que melhoraram seu estado mental”, relatou.

Juliana também já conversou com o idealizador do Janeiro Branco, o psicólogo Leonardo Abrahão, que luta contra o tabu em torno da saúde emocional. “Muitos ainda associam saúde mental a 'coisa de maluco'. Na verdade, é uma área que exige cuidado coletivo”, reforçou.

Para o provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini, o trabalho de Juliana é essencial. “Precisamos cuidar de quem cuida das pessoas. Esse acolhimento é fundamental para promover um ambiente humanizado”, concluiu.

Entenda o Janeiro Branco

O que é?

O Janeiro Branco é uma campanha nacional criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão. Seu objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e estimular a busca por apoio psicológico.


Por que em janeiro?

O início do ano é um momento propício para reflexões e novas metas. A campanha aproveita essa simbologia para incentivar o cuidado com as emoções e o bem-estar mental.

Principais objetivos:

- Promover o debate sobre saúde emocional.
- Quebrar tabus relacionados à busca por apoio psicológico.
- Estimular a criação de políticas públicas voltadas à saúde mental.

Mensagem central:

Cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar do corpo. Saúde mental é um direito de todos e deve ser tratada de forma coletiva e sem preconceitos, construindo uma sociedade mais acolhedora e saudável.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!