Situação exigiu a mobilização de equipes de emergência da Sanebavi
Foto: Prefeitura de Vinhedo/ Divulgação
Situação exigiu a mobilização de equipes de emergência da Sanebavi

As fortes chuvas que atingiram Vinhedo nos últimos dias deixaram um rastro de destruição e transtornos para a população . Entre quinta-feira (26) e sexta-feira (27), o volume acumulado chegou a 216,8 milímetros em 72 horas, provocando deslizamentos, quedas de árvores, alagamentos e danos estruturais em diversos pontos da cidade. A situação exigiu a mobilização de equipes de emergência e da Sanebavi, autarquia responsável pelo abastecimento de água, que enfrentou desafios para restabelecer os serviços.

Ocorrências registradas

As precipitações intensas causaram quedas de árvores em sete locais, incluindo a Rua Campinas, na Vila Santana, e a Alameda das Árvores, no Bairro do Bosque. Deslizamentos de terra ocorreram em onze pontos, como na Rua Sebastião Cardoso, no Parque Eucaliptos, e na Rua Cândido Portinari, no bairro Arco-Íris. Alagamentos foram relatados na Rua 21 de Abril, no Jardim Von Zuben, e na Rua Benedito Pancrácio, no bairro Videiras. Houve também colapsos de muros em seis endereços, infiltrações em quatro locais e problemas na rede elétrica na Rodovia Edenor João Tasca, no Jardim Paulista.

Na Rua Rio Parnaíba, no Condomínio São Joaquim, uma família composta por um casal e um filho adolescente precisou ser desalojada devido à gravidade da situação. Apesar dos danos, não houve relatos de feridos.

Sanebavi em ação emergencial

Talude comprometido exigiu recomposição emergencial
Foto: Prefeitura de Vinhedo/ Divulgação
Talude comprometido exigiu recomposição emergencial

A Sanebavi informou que as chuvas danificaram instalações essenciais para o abastecimento de água. No recalque Pinheirinho, parte do talude foi comprometida, exigindo uma recomposição emergencial em parceria com a Prefeitura. A queda de árvores no local também prejudicou estruturas, tornando necessária a construção de uma estrutura mais resistente. Essa unidade é crucial para o envio de água do Rio Capivari à Estação de Tratamento de Água (ETA) 1.


Na captação do Rio Capivari, alagamentos danificaram bombas submersas e limitaram a operação a apenas 20% da capacidade. Equipes trabalham na remoção de sedimentos e na recuperação das margens do rio para restabelecer a normalidade. No Reservatório Observatório, o rompimento de uma adutora no final da tarde de sexta-feira gerou desabastecimento em diversos bairros. Os reparos foram iniciados rapidamente e concluídos no sábado, (28) e o abastecimento foi normalizado gradualmente com o retorno da pressão na rede.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vinhedo, o abastecimento já está normalizado e não há nenhuma ocorrência nova, neste domingo (29), em relação à chuva.

Esforço conjunto para superar a crise

Desde quinta-feira, as frentes operacionais da Sanebavi foram mobilizadas para garantir a segurança e a eficiência nos reparos. Em comunicado, a autarquia reafirmou seu compromisso em restabelecer os serviços no menor tempo possível. Enquanto isso, a Prefeitura de Vinhedo segue monitorando as áreas afetadas e prestando assistência à população impactada pelas chuvas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!