Índice nacional coloca Vinhedo na 4ª posição como cidade mais sustentável da RMC
Foto: Eliel Rezende/ Prefeitura de Vinhedo
Índice nacional coloca Vinhedo na 4ª posição como cidade mais sustentável da RMC

Vinhedo ocupa a quarta posição na Região Metropolitana de Campinas ( RMC ) no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) 2024 . Divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis nesta semana, o levantamento avalia o desempenho de 5.570 municípios brasileiros no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O município obteve pontuação geral de 60,17, classificando-se como de “alto nível de desenvolvimento” e ficando atrás apenas de Jaguariúna, Morungaba e Pedreira na RMC. No ranking nacional, Vinhedo alcançou a 89ª posição.

Entre os 17 ODS avaliados, a cidade destacou-se em nove: Energia Acessível e Limpa, Ações Climáticas, Água Potável e Saneamento e Vida na Água receberam avaliação de “Muito Alto”. Já Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Trabalho e Crescimento Econômico, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Produção e Consumo Sustentáveis foram classificadas como de “Alto” desenvolvimento.

Metodologia do IDSC-BR?

A metodologia do IDSC-BR se baseia em 100 indicadores, que atribuem uma pontuação que varia de 0 a 100. Essa pontuação reflete o quão próximo cada município está de atingir os objetivos propostos, permitindo análises detalhadas por ODS e comparações entre diferentes localidades, como municípios, estados e regiões metropolitanas.

As cidades que obtêm pontuações acima de 80 são categorizadas como tendo desenvolvimento "muito alto", enquanto aquelas com pontuações entre 60 e 79,99 são classificadas como "alto". Essa classificação é fundamental para identificar avanços e desafios locais, além de orientar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.


O IDSC-BR também desempenha um papel importante na elaboração do Relatório Voluntário Local (RVL), uma iniciativa da ONU que visa promover a transparência, a troca de experiências e o fortalecimento das políticas públicas relacionadas aos ODS. O Brasil se destaca como o único país que monitora todos os seus municípios em relação à Agenda 2030 através de um índice abrangente e acessível ao público.

Para mais informações, é possível consultar o site oficial do IDSC-BR: idsc.cidadessustentaveis.org.br .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!