A Sanebavi está ampliando esforços e investimentos para reduzir as perdas de água tratada no município de Vinhedo . Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) indicam que, em 2023, Vinhedo alcançou um índice de 34,58% de perdas , abaixo da média nacional de 37,8%. Em busca de melhorar esse índice, a autarquia está adotando novas tecnologias e ações estratégicas.
Entre as principais iniciativas, destaca-se a instalação de sensores de pressão com inteligência artificial para monitorar flutuações na rede de abastecimento. Com um investimento de R$ 1,5 milhão, os 26 sensores instalados em 13 setores da cidade detectam rapidamente vazamentos e são alimentados por energia solar, integrando-se ao sistema de telemetria da Central de Controle Operacional (CCO) para um monitoramento remoto e eficiente.
Ações e medidas contra perda de água tratada
Outra medida essencial é a implantação de 16 macromedidores de vazão na adutora da Estrada da Boiada, com um investimento de R$ 1,7 milhão. Os medidores estão em fase de instalação e devem estar operacionais no início do próximo ano. Também, o uso de sensores de ruído PCorr+ para caça-vazamentos permite detectar fugas de água com precisão, facilitando reparos ágeis e minimizando escavações.
A troca de hidrômetros, que já substituiu mais de 5 mil unidades nos últimos dois anos, completa o conjunto de ações do Plano de Combate às Perdas da Sanebavi. Essa série de investimentos visa garantir um uso mais eficiente dos recursos hídricos e atender melhor à população de Vinhedo.