Alunos do ensino fundamental participam de palestra sobre higiene bucal
Foto: Pedro H. A. Lopes
Alunos do ensino fundamental participam de palestra sobre higiene bucal

Os estudantes das escolas municipais de Vinhedo participam do projeto de Prevenção em Saúde Bucal , que visa educar sobre a importância da higiene oral como medida preventiva contra a doença cárie. O trabalho é realizado pela dentista Daniela Moitinho Schock e pela auxiliar de saúde bucal Ana Laura da Silva Ferreira, que adaptam as atividades conforme a faixa etária, abrangendo desde a educação infantil até o ensino de jovens e adultos (EJA).

Nesta terça-feira (12), os alunos do Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben participaram de palestras focadas em prevenção de cáries e saúde oral em geral, com dez turmas do ensino fundamental II. Além de informações sobre a escovação correta e os perigos da falta de cuidado bucal, os estudantes também receberam orientações sobre urgências odontológicas, com atendimento disponível nas UBS de Vinhedo.

Daniela durante apresentação no CIC Eduardo Von Zuben
Foto: Pedro H. A. Lopes
Daniela durante apresentação no CIC Eduardo Von Zuben

A dentista destacou a importância de bons hábitos de higiene desde cedo: “O cuidado de hoje é o fruto que vocês vão colher na fase adulta”. Em uma abordagem preventiva, as apresentações incluíram dicas práticas, desde como escovar os dentes, até como armazenar e transportar os fragmentos e/ou dentes em casos de acidente, da forma correta, até que o atendimento odontológico, que deve ser o mais rápido possível, seja realizado, além de reforçar o mal que o consumo excessivo do açúcar (chicletes e pirulitos), ao alterar o pH da saliva, causam à boca e à saúde geral, aumentando o risco do aparecimento de cáries e podendo levar a problemas estomacais.

Classificação das Atividades por Faixa Etária

• Infantil: atividades lúdicas, como teatro e desenhos, além de reuniões com pais e exames clínicos, com encaminhamento para UBS.

• Fundamental I: prática de escovação, exame clínico e palestras, com atendimento garantido nos postos de saúde.

• Fundamental II: palestras sobre saúde bucal e, a partir do próximo ano, exames clínicos e encaminhamentos para UBS.

• EJA: orientações e palestras.

Cárie e problemas associados

A cárie foi um dos principais temas da apresentação
Foto: Pedro H. A. Lopes
A cárie foi um dos principais temas da apresentação

Durante a palestra, a cárie foi abordada como um dos principais temas devido aos riscos que uma infecção bucal pode representar para a saúde geral. Uma cárie não tratada pode evoluir para uma inflamação ou infecção, permitindo que bactérias se espalhem pelo corpo através da corrente sanguínea. Em alguns casos, isso pode provocar condições graves, como a endocardite bacteriana, que infecta as estruturas internas do coração e pode ser fatal.


Outros temas discutidos incluíram a inflamação gengival, tártaro, a necessidade de tratamentos de canal e a importância dos alunos manterem escova de dentes e creme dental na escola para assegurar a higiene bucal diária após o lanche e assim evitar que fiquem por períodos longos  com a boca suja diariamente.

O que fazer em caso de perda de dente com raiz e o impacto do chiclete na saúde bucal

Em caso de acidentes que resultem na perda de um dente, seja parcial ou total, incluindo a raiz, a orientação é armazená-lo em um copo com soro fisiológico ou leite para mantê-lo hidratado até que se consiga atendimento odontológico. "Em alguns casos é possível colar o pedaço quebrado e até mesmo recolocar o dente no local e mantê-lo por alguns anos ou para sempre graças à capacidade do organismo de recriar os ligamentos e a inervação desses dentes", explica a dentista.

Daniela e Ana Laura durante palestra para alunos do ensino fundamental II
Foto: Pedro H. A. Lopes
Daniela e Ana Laura durante palestra para alunos do ensino fundamental II

Ela também alerta sobre o hábito de mascar chicletes, que pode desmineralizar o esmalte, fazendo com que ele fique enfraquecido, elevando o risco de cáries. "Ao realizar a mastigação, o cérebro interpreta que o corpo está prestes a se alimentar e altera o pH da saliva para ácido e também estimula o estômago a liberar suco gástrico. Esse hábito, ao longo da vida, pode comprometer a saúde, causando problemas estomacais", acrescenta.

Atendimento de urgência para dor de dente nas UBS´s de Vinhedo

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Vinhedo oferecem atendimento de urgência para casos de dor de dente. Esse serviço ocorre diariamente em dois horários fixos: às 7h e às 12h. As vagas proporcionam acesso rápido e são reservadas exclusivamente para pacientes que necessitam de alívio imediato da dor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!