Lançado em junho de 2024 pela Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo o “botão de pânico para pessoas da terceira idade”, ou “ botão de pânico para idosos ” em situação de urgência e emergência , foi utilizado, inicialmente, de forma experimental GCM de Vinhedo reforça a importância do botão de pânico para idosos e funciona via aplicativo de celular.
O aplicativo é monitorado 24 horas, 7 dias por semana pela Central de Operações Integradas (COI), da Guarda Civil Municipal (GCM), local onde também é realizado o monitoramento de toda a cidade através de câmeras.
O sistema está disponível tanto para iOS quanto para Android. Ele deve ser baixado através do site da prefeitura de Vinhedo. Após realizar a instalação no celular, o interessado deve comparecer à sede da GCM com RG, CPF e comprovante de residência, de segunda a sexta feira, das 8h30 às 16h. serão realizados testes para garantir que o app esteja funcionando com perfeição, assim como instruções de como deverá ser usado.
Agilidade no atendimento
“Nós esperamos que o aplicativo agilize o atendimento da Guarda Municipal, oferecendo uma maior exatidão na geolocalização da pessoa e no tipo de ocorrência, policial ou socorro médico. Isso resulta num atendimento mais preciso e rápido ao idoso”, explica o inspetor do COI, Leandro Ferragut.
A GCM de Vinhedo também disponibiliza o botão do pânico para as mulheres assistidas pela Patrulha Guardiã Maria da Penha, e para os profissionais da educação, que podem acioná-lo em caso de emergências dentro das escolas do município.