A campanha de vacinação realizada em Vinhedo no 19 de outubro contou com dois postos de vacinação. Na UBS Planalto (Unidade Básica de Saúde) e no Ceprovi (Centro de Educação Profissional de Vinhedo). Sem a necessidade de realizar agendamento prévio, as pessoas compareceram aos pontos locais durante o horário, entre 8h e 13h30min em busca da imunização .
A UBS Planalto iniciou a campanha às 8 da manhã e contou com a presença do secretário de saúde da cidade, Milton Ricardo Ribolli, representantes do Rotary Club de Vinhedo de Vinhedo e outros apoiadores da campanha. Fátima Souza, que faz parte da chefia de imunização informou que as vacinas disponíveis são do calendário de rotina, para crianças menores de 5 anos. “As vacinas da gripe são para o público em geral e da COVID para pessoas com comorbidades e crianças menores de 5 anos”.
Celso Garacisi, do Rotary Club de Vinhedo falou sobre a participação associação na campanha: “Estamos realizando a distribuição de brinquedos para crianças, lanches pra funcionários e auxiliamos com a divulgação das informações, para as mães, nas redes sociais, sobre a importância de vacinar os filhos”.
Lila Watanabe, aproveitou a levou, logo cedo, os filhos Nana e Otto Watanabe, 4 e 9 anos, para serem vacinados. De acordo com ela, “O SUS tem um calendário muito bom e temos de seguir para manter a saúde e a prevenção”. O jovem Otto demonstrou bastante curiosidade momentos antes de levar as “picadas”, mas depois de ser imunizado, aliviado disse: “Foi de boa, não doeu nada”.
Importância de se vacinar
No Brasil, a vacinação ganhou uma data voltada à celebração e conscientização para a importância de sua prática: o dia 17 de outubro. Estar vacinado pode significar a diferença entre estar vivo e saudável ou gravemente enfermo ou com sequelas deixadas por doenças imunopreveníveis.
As vacinas estão entre os produtos farmacêuticos mais seguros que existem. Elas auxiliam nosso sistema de defesa induzindo a produzir imunidade, seja por meio da ação de células ou de anticorpos específicos.