195 candidatos disputam 13 cadeiras na Câmara Municipal de Vinhedo

Vereadores eleitos cumprirão mandato de 4 anos, entre 2025 a 2028

Todos os vereadores da 18ª Legislatura concorrem à reeleição em Vinhedo
Foto: Foto: Pedro Lopes
Todos os vereadores da 18ª Legislatura concorrem à reeleição em Vinhedo

As eleições municipais ocorrerão neste domingo, 06 de outubro . Os candidatos eleitos cumprirão mandato de 2025 a 2028. Em Vinhedo , de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, foram 195 candidaturas, incluindo todos os vereadores da 18ª Legislatura, que estão concorrendo à reeleição, 10 vereadores e 3 vereadoras. Vale lembrar que após assinatura de um decreto pela prefeitura de Vinhedo, os eleitores terão ônibus gratuito para se dirigerem até suas sessões eleitorais.

O vereador é escolhido por voto direto e secreto. Ele representa os cidadãos, é a ligação entre o governo e o povo. Tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. É ele quem aprova as leis para serem aplicadas na cidade. Na Câmara Municipal, os vereadores discutem e votam matérias que envolvem impostos, educação, transporte e saneamento, entre outros temas.

Quocientes eleitoral e partidário

A eleição ocorre pelo sistema proporcional, ou seja, os mais votados, nem sempre conseguem um cargo na Câmara Municipal. O Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) prevê a aplicação dos quocientes eleitoral e partidário para esse tipo de votação. No sistema proporcional, as vagas são destinadas aos partidos e federações e não a candidatas e candidatos. 


Quando o eleitor vota na urna eletrônica, ele pode registrar voto de legenda, no partido ou na federação, digitando somente os dois primeiros números da agremiação, ou voto nominal, em que vota diretamente para uma candidata ou candidato. No caso de votação para vereador, como a deste ano, o voto nominal tem cinco dígitos.

O total de vagas para a Câmara de Vereadores depende do tamanho da população de cada cidade, norma que obedece ao critério de proporcionalidade em relação ao número de habitantes da localidade. Deve haver o número mínimo de nove e o máximo de 55 cadeiras.