O XII Encontro Tecnológico Bener - Inovação Industrial teve início na manhã do dia 01 de outubro e vai até o dia 03. O objetivo do evento, que ocorre anualmente, é fazer negócios e apresentar os lançamentos e as inovações do segmento para as pequenas e médias indústrias, além da realização de palestras.
São 86 empresas expondo seus produtos com 95 marcas diferentes. Japão, Taiwan, Coreia do Sul, China, Índia e Itália são alguns dos países presentes na feira. Uma das atrações ficará para o último, quando haverá o sorteio de um torno convencional de 400x1000 com inversor de frequência e troca rápida de ferramentas.
De acordo com Januário Fabrim, um dos organizadores do evento, “Convidamos as empresas para demonstrar os equipamentos e as novas tecnologias para o setor industrial em um ambiente diferenciado. Somos uma importadora de máquinas e representamos marcas de todo o mundo. Nossa expectativa para os três dias é receber entre 1200 e 1500 pessoas”, enfatiza o organizador.
A diversidade de países pode ser percebida na máquina VT 760. “A Bener Máquinas realiza a comercialização no Brasil, mas para que o equipamento produza uma determinada peça, é preciso uma série de coisas, seja um óleo específico, um software e até mesmo um mapeamento feito por Comando Numérico Computadorizado (CNC), nessa caso, cada coisa é de um país diferente”, finaliza Januário.
As novas tecnologias apresentadas podem ser percebidas por toda feira: são ferramentas, sistemas de fixação, lubrificantes, softwares, gestão industrial, entre outras coisas. Um exemplo é o scanner 3D, apresentado pela empresa 3be - Soluções em 3D. De acordo com o expositor Eric Feliciano, técnico em manutenção, “Nós vendemos solução em 3d, estamos apresentando nosso scanner e a nossa impressora. Com o scanner conseguimos levar o objeto físico, com medidas reais, para o digital e transmitir para a impressora, sem a necessidade de um paquímetro, assim como é possível pegar qualquer peça já digitalizada e jogar direto na impressora”.
Palavra dos visitantes
Os visitantes de Rio Claro, Wesley, Vitor, Bruno e Matheus, que trabalham com metalurgia no setor frigorífico e açougues, estiveram no evento. Bruno Oliveira conta que ficou sabendo da feira pelas redes sociais, “É um evento bacana, com uma característica interessante, com foco na metalurgia possibilita conhecer novas tecnologias que auxiliam dentro da indústria”.