O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Vinhedo definiu as datas da 61ª Festa da Uva e 13ª Festa do Vinho de 2025. O evento, que sofreu alteração em seu calendário, ocorrerá nos dias 7, 8, 9, 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de fevereiro, época que coincide com o período de safra da uva , no Parque Municipal Jayme Ferragut.
A tradicional festa estava sendo realizada em abril, mês em que também é celebrado o aniversário da de Vinhedo. De acordo com Julliano Gasparini, presidente do Comtur, “a escolha de voltar a celebrar o evento em fevereiro foi em função da safra da uva”.
A definição da nova data foi confirmada em uma reunião que teve a presença de representantes de hotéis, restaurantes e outras entidades, além de proprietários rurais e servidores das Secretarias de Cultura e Turismo, Educação, Desenvolvimento Econômico e Defesa Social e Mobilidade Urbana. Esteve presente ainda o secretário de Cultura e Turismo e de Esporte e Lazer de Vinhedo, Marcelo Vieira.
História da Festa da Uva
O evento começou antes mesmo da emancipação do município, por volta de 1948, quando os agricultores se reuniam para celebrar a colheita dos frutos ao som de música e muita alegria, em que os produtores comemoravam com a comunidade local o fruto de seu trabalho.
Oficialmente, a primeira Festa da Uva aconteceu na Praça Sant’Anna, em 1948. Com o avanço dos tempos e na medida em que prosperava a cidade, a Festa da Uva aumentou suas proporções. Em 2009 a Festa da Uva agregou a Festa do Vinho e que foi incorporada ao calendário de eventos para também valorizar o cultivo e a produção de suco e de vinho das famílias vinhedenses.
Atualmente as festividades acontecem no Parque Municipal Jayme Ferragut e recebem milhares de pessoas, entre moradores e turistas. O evento conta com atrações musicais, brinquedos para as crianças, comercialização de frutas, vinhos, doces em compotas, condimentos e uma variedade de comidas e bebidas preparadas pela comunidade vinhedense. Além das tradições do Tombo da Polenta, Pisa da Uva, Parada Italiana e Leilão de Frutas. Com entrada gratuita já faz parte do calendário anual da cidade.