
Os pacientes maiores de 14 anos da rede municipal de saúde de Valinhos estão com uma nova opção de atendimento . Desde o dia 5 de agosto, a Prefeitura da cidade oferece o serviço de Telemedicina , realizado das 7:30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, um serviço exclusivo para moradores.
O atendimento começa pelo WhatsApp, através da Central de Telessaúde Valinhos, no número (19) 99621-4960. O paciente faz o primeiro contato, fala com um mediador e responde a um questionário, entrando em uma fila de espera. Um link para a consulta online é enviado, iniciando o atendimento virtual por chamada de vídeo. As consultas seguem as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de saúde do município, João Gabriel Vieira, que estava presente UPA 24 horas acompanhando o primeiro dia do novo serviço disse durante entrevista que “a ideia de oferecer esse serviço na urgência e emergência surgiu a partir do sucesso que é na atenção básica, o objetivo é agilizar o atendimento, reduzindo barreiras físicas. O dia de maior movimento na rede de saúde de Valinhos é nas segundas-feiras, com o teleatendimento poderemos reduzir esse movimento e oferecer um atendimento ainda mais rápido nas unidades de saúde”.

Em fase inicial, a implantação da telemedicina passará por adaptações. Durante entrevista concedida pelo secretário de saúde ao Portal iG Vinhedo, foi realizado um teste para verificar como o atendimento estava acontecendo, e alguns ajustes foram detectados, como a triagem pelo questionário e a qualidade do sinal de internet, que pode comprometer a chamada de vídeo.
O usuário receberá toda a ajuda necessária para o início e condução das consultas médicas por vídeo. Se a conexão cair, o profissional de saúde entrará em contato via telefone para restabelecer uma nova conexão. Caso exames sejam solicitados, o paciente será encaminhado para uma nova consulta, de forma presencial na UPA ou por vídeochamada, assim como se houver a prescrição de algum medicamento, o paciente irá retirar a receita na UBS de referência ou na farmácia 24h da UPA.
Critérios para utilização do serviço:
Para utilizar o novo serviço, existem critérios e contemplam apenas alguns pacientes. Os critérios de inclusão seguem seis quadros de saúde:
1. Infecção da Via Aérea Superior: Sinusite, resfriado comum e odinofagia (dor para deglutição).
2. Infecção Urinária: Infecção urinária simples sem sintomas graves.
3. Diarreia Aguda: Diarreia aguda sem sinais de alarme.
4. Lesões de Pele Agudas: Lesões de pele recentes e não complicadas por sinais de alarme.
5. Dor Articular: Lombociatalgia (dor na lombar que irradia para os membros inferiores) ou cervicalgia (dor na coluna cervical que pode resultar de uma série de causas diferentes).
6. Crise de Enxaqueca ou Dor de Cabeça: Enxaqueca ou dor de cabeça simples sem sinais de complicação.
Ao término da consulta on-line, os casos serão avaliados pelo médico e, de acordo com o quadro apresentado, o paciente será redirecionado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).